De volta ao passado

21/06/1947 – há exatos 74 anos – Famoso “Baile à Caipira” do Cosmopolitano Futebol Clube, realizado no salão social do alviverde, então localizado na esquina das ruas Baronesa Geraldo de Rezende e Sete de Setembro. Salão decorado com temáticas musicais como a Mazurca (destacada na imagem), muitas bandeirinhas, enormes galhos de pinhos para aromatizar o ambiente (recolhidos na Usina Ester), banda musical caracterizada (denominada como regional pela formação), “coalhado” de casais de caipirinhas, assim como os atentos fiscais de baile, observando tudo e evitando “saliências”.

A festa resgatava os costumes caipiras juninos, sobretudo as tradições paulistas, celebradas nas danças típicas, comidas e vestimentas. Durante décadas, com início nos anos 1930, foi um dos principais eventos sociais do Cosmopolitano, muito aguardado, dentre as maiores festividades juninas locais. Era semelhante ao famoso “Baile do Havaí”, realmente movimentava Cosmópolis, especialmente os comerciantes da “Villa”, com as vendas de itens específicos para o evento.

Homens com lenços amarrados no pescoço, chapéus de palha, calça larga e botina, mulheres com seus cabelos trançados e vestidos coloridos de chita. Estereotipados, com as pinturas das sobrancelhas, bigodes e dentes, adaptações do personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, em evidência com o livro Urupês e o almanaque Biotônico Fontoura. Anariê!

Texto: Adriano da Rocha (curta e siga @AcervoCosmopolense)