De volta ao passado

Endereço de célebres bailes sociais, eleições e apurações eletivas das mais diversas, local de incomensuráveis celebrações históricas, evidenciando as festividades de emancipação política e administrativa de Cosmópolis, realizadas em 1944. Em evidência, a primeira sede oficial do Cosmopolitano, significativa na história do clube, o qual completa 106 anos de fundação no dia 15/11, marcante nas vidas de incontáveis gerações cosmopolenses.
Olhar na foto
1965 – Há exatos 56 anos – no registro fotográfico, a sede e salão social do Cosmopolitano Futebol Clube, o alviverde cosmopolense. Localizado na esquina das ruas Baronesa Geraldo de Rezende e Sete de Setembro, ainda são de “chão batido” as vias, notabilizadas pelo tom escuro contrastando na imagem, é a afamada terra vermelha cosmopolense, “rossa” como diziam os italianos. Excelente para a agricultura, considerada uma das melhores do mundo, nada agradável aos pés em dias de chuva, e principalmente nos tempos de estiagem pela poeira.
Os postes são de ferro inglês, importados pela Companhia Paulista de Força e Luz nos anos 1890, com suas icônicas luminárias de ágata esmaltada. Juntamente com a Avenida Ester e outras ruas da região central, a Baronesa foi uma das primeiras vias a receber energia elétrica em Cosmópolis, já possuindo distribuição de energia e telégrafos em 1900.
No alto da histórica edificação, inaugurada em 1934, o marcante letreiro de ferro forjado, sobressaindo as iniciais do clube C.F.C. Criada nos anos 1940, como um brasão do clube, o acrônimo era utilizado nas publicações impressas, propagandas, as mais diversas representações do Cosmopolitano.
Na “Villa Cosmópolis”, a edificação foi uma das primeiras a possuir janelas e portas de ferro, forjadas artesanalmente pela serralheria da família Mario. Até então, as construções utilizavam somente madeira nas confecções, o ferro surgia como moderno nas formas empregadas pelos habilidosos serralheiros, mas sobretudo no conceito da época.
O terreno foi doado pela família Nogueira para construção da sede, a qual permaneceu durante décadas como uma das principais referências de Cosmópolis. No fim dos anos 1980, contrariando muitos sócios, a então presidência decide vender a antiga sede, sendo incorporada ao segmento comercial de hotelaria de hospedagem. Salve alviverde cosmopolense, feliz aniversário Cosmopolitano Futebol Clube.

Texto: Adriano da Rocha (Curta e siga @AcervoCosmopolense) / Foto: Acervo Filhos da Terra