De volta ao passado

“É natal, é natal, vê se não esquece, de comprar o seu presente, lá na Esquina Sete!”. Em dezembro, principalmente nos dias que antecediam o natal, era a música mais ouvida pelas ruas de Cosmópolis. Divulgada em carros de som estilizados, caracterizados com luzes e enfeites natalinos, e o motorista sempre vestido de “Papai Noel”, com o icônico ventilador de painel para suportar o calor, importado e vendido com exclusividade na loja.
Da mesma maneira que a “musiquinha”, incessantemente propagada pelas ruas, o carro natalino e as ações publicitárias da loja, eram referências pela criatividade e inovação comercial. Com certeza, inesquecíveis em várias perspectivas, sobretudo, nas lembranças de inúmeras gerações de cosmopolenses.
Memoráveis propagandas natalinas da “Screen Sete”, versão “estadunidense” e cosmopolense, a popular Esquina Sete, localizada na esquina da rua Sete de Setembro com a Avenida Ester. Impossível não lembrar da loja e ao mesmo tempo da sua propaganda natalina.
A canção em destaque é uma das versões de propagandas da “Esquina Sete”, inspirada em canções natalinas e consagrados comerciais de televisão, como as campanhas publicitárias do Banco Bamerindus.
Criada nos anos 1980, a Esquina Sete surgiu do empreendedorismo do casal Antônio José Miguéis e Cleuza Trevizan, foi uma das responsáveis pela modernização do setor de papelarias em Cosmópolis, diversificando com decoração, presentes, importados e artigos de época, como o dia das crianças, natal e carnaval. A loja encerrou suas atividades no início dos anos 2000, reestruturando o centenário prédio, antiga Casa Comercial Miguéis, para a instalação da Farmácia Drogal, desde então locatária do imóvel.

Olhar na foto
Dezembro de 1992 – há exatos 29 anos – Na direita na imagem, a Screen Sete, com as portas realçadas pelas guirlandas, “pisca pisca”, enfeites natalinos e as várias árvores de natal, expostos para atrair os olhares dos motoristas e pedestres, especialmente os usuários do extinto Calçadão da Avenida Ester. Outros saudosos comércios notabilizam na imagem, como a Loja Frezarin, Padaria Estrela (Família Marsoli, antiga Padaria Santo Antônio), Distribuidora de jornais, revistas e gibis do Alaor, e outros que mudaram de número na Avenida e endereço, como a Relojoaria Fontes, Auto Escola Medeiros, Jade Cosméticos, Sucão. A Avenida Ester e rua Sete de Setembro têm a ‘’mão inversa” da atual. Anteriormente, a Avenida Ester possuía mão dupla, modificada com a criação do Calçadão em 1992, novamente alterados os sentidos em 1998 e 2000, permanecendo atualmente em regiões.

Texto: Adriano da Rocha (Curta e siga @AcervoCosmopolense) / Foto: acervo Filhos da Terra