De volta ao passado

14/12/1980 – Uma manhã de sábado, há exatos 41 anos, no complexo industrial do Itapavussu – Ao centro, rodeados pela imprensa e seguranças, o governador de São Paulo, Paulo Salim Maluf, nomeado pelo Regime Militar, e Oswaldo Heitor Nallin, prefeito de Cosmópolis, reunindo autoridades e presidentes da multinacional no Brasil, para a inauguração oficial do complexo industrial da Coca-Cola.
Estão no registro, os presidentes nacionais da empresa, Nelson Taufic Nassif (terno branco) e Albano do Prado Pimentel Franco (um dos proprietários da franquia), acompanhados de familiares e diretores da Refrigerantes Campinas. Em destaque ao fundo, milhares de engradados de vasilhames de vidro, icônicas caixas de madeira vermelha, armazenando novíssimas garrafas de KS 290 ml (acrônimo para “King Size”), prontas para seguirem aos setores de limpeza e engarrafamento da fábrica.
Um verdadeiro divisor de épocas da história cosmopolense, projetando um grandioso e próspero futuro ao município, sobretudo aos trabalhadores locais e regionais. Somente nas obras de construção, iniciadas em 1978, foram empregados mais de 2 mil operários da região, como era exigido pelo Regime Militar (decreto lei de incentivo aos trabalhadores locais), movimentando todos os setores comerciais de Cosmópolis.
O complexo da Coca-Cola Cosmópolis surgia como um extremo da modernização industrial nacional, referência mundial da nova Coca-Cola na América Latina, incorporando os mais sofisticados equipamentos desenvolvidos pela empresa. A localização estratégica de Cosmópolis, acessos às principais regiões e capital, principalmente os imensuráveis recursos hídricos do Rio Jaguari, lançavam a nova unidade como uma das melhores do mundo, adequada aos futuros projetos da companhia.Em 1981, a fábrica cosmopolense foi a primeira na produção de refrigerantes em lata, pioneira na América Latina, referência internacional da marca, distribuindo em escala nacional.

Em uma área construída de 2000 m², estruturada pela doação de um terreno de 242 mil metros quadrados, surgia a Coca-Cola em Cosmópolis, dentre as maiores indústrias da história municipal, assim como uma das maiores empregadoras diretas e indiretas na região. A Coca-Cola foi inaugurada no antigo “setor Industrial cosmopolense”, atual Bairro Itapavussu, área projetada pelo Regime Militar como pólos industriais e petroquímicos na região, abrangendo Paulínia e Cosmópolis.

Em 31 de outubro de 2003, após 23 anos de funcionamento, o complexo da Coca-Cola produzia seu último lote de refrigerantes, ficando restrita para depósitos de produtos e maquinários, ao triste fim, reestruturada para garagem de aluguel. Fim da história industrial, jamais das histórias e lembranças do povo cosmopolense.

Texto: Adriano da Rocha (Curta e siga @AcervoCosmopolense) / Foto acervo família Nallin