Devido a um decreto lei estadual, uma das medidas para manter o isolamento social e proliferação do coronavírus, antecipou-se na segunda-feira (25), o feriado paulista de 9 de julho. Coincidentemente, a “Revolução Constitucionalista”, único feriado estadual, eclodiu em 23 de maio de 1932, com a morte de cinco jovens em um protesto democrático e pacifico contra o ditador Getúlio Vargas. Os jovens Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo foram assassinados por apoiadores de Vargas. Suas mortes criavam o movimento M.M.D.C, o estopim para o povo paulista unir-se contra as tiranizes de Vargas. Em destaque, tropas Constitucionalistas reunidas nos jardins da extinta Estação Sorocabana. Cosmópolis foi uma das principais bases do movimento na região.
Texto Adriano da Rocha – Blog e página Acervo Cosmopolense
De volta ao passado
29 de maio de 2020 Variedades
Veja Também
1 de novembro de 2024
Cemitério Municipal da Saudade realiza missas e cultos em homenagem ao Dia de Finados
29 de outubro de 2024
Coca-Cola FEMSA Brasil e Instituto Coca-Cola oferecem vagas na Região de Campinas para capacitar jovens ao mercado de trabalho
12 de novembro de 2024
Conselheiro do TCE-SP, Dimas Ramalho, recebe Título de Cidadão Cosmopolense em cerimônia na Câmara Municipal
22 de novembro de 2024
Programa da EPTV destaca turismo e belezas naturais de Cosmópolis em episódio comemorativo aos 80 anos
19 de novembro de 2024
Arrastão Ecológico recolhe lixo e reforça conscientização ambiental em Cosmópolis
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.