De volta ao passado

02/03/1898 – Uma manhã de quarta-feira, há exatos 124 anos – “Passou-se a escritura de compra da Fazenda Funil, 360:000$000 réis, sendo 160:000$000 réis à vista, o resto a 1 e 2 anos. Cada sócio entrou com 36:800$000 réis; capital social, 400:000$000 réis. Sócios, eu, Paulo de Almeida Nogueira, sogro (Cel. José Paulino Nogueira Ferraz), Cel. Teles, Arthur e Sidrack Nogueira Ferraz, o penúltimo nomeado gerente. Negócio muito auspicioso, que muito mais tarde, a transformar-se na grande Usina Ester”, escreve em seu livro diário, o Dr. Paulo de Almeida Nogueira.
Em um cartório na região central de Campinas, tendo como testemunha o Cel. Bento Quirino, era oficializada legalmente a compra das terras da Fazenda Funil, adquirida do Cel. João Manuel de Almeida Barbosa. Nascia naquele momento, preliminarmente, os projetos do complexo industrial e agrícola da Usina Açucareira Esther, composto pelo núcleo colonial de trabalhadores e a Villa Cosmópolis.
“José Paulino promoveu, com atuação direta e pessoal as negociações, o empreendimento que, parecendo de início inseguro, daria vida a uma vasta região do município de Campinas, chamada Funil, até então isolada de comunicação com centros mais próximos, que eram Limeira e Mogi Mirim. Nesta região de magníficas possibilidades para a riqueza econômica de São Paulo, é onde fundou o antigo arraial, hoje mudado na beleza desse milagre industrial que é Cosmópolis, cidade de grande futuro. José Paulino adquiriu, com seus irmãos Arthur e Sidrack Nogueira, com seu cunhado Cel. Antonio Carlos da Silva Telles, e com seu genro Paulo de Almeida Nogueira, as terras primitivas da Fazenda do Funil. Dali, da engenhoca que fabricava álcool, pinga rudimentar, nasceu uma usina de açúcar, de largas proporções, que, ultrapassando os o óbices do começo, se transmutou na Usina Ester, nome da filha mais velha de José Paulino e primeira esposa do autor destas notas”, escreve Dr. Paulo de Almeida Nogueira, em artigo sobre a vida e obra do Cel. José Paulino Nogueira, enfatizando a criação da Carril Agrícola Funilense, Usina Ester e Cosmópolis.

Em novembro de 1896, às margens do Rio Jaguari, imediações da cachoeira do Funil, as terras foram convencionalmente negociadas com o proprietário, Cel. João Manuel de Almeida Barboza, o qual utilizava parte do dinheiro da venda, para a criação da Siderúrgica Villares, localizada no Rio de Janeiro. Estavam neste encontro de apresentação das terras, conhecimento dos potenciais da Fazenda Funil, uma das maiores propriedades do Estado, importantes personagens da nossa história, como o presidente Campos Salles, Barão Geraldo de Rezende, Manuel de Assis Vieira Bueno, prefeito de Campinas, Cel. João Batista de Barros Aranha, entre outros conceituados nomes da política e agricultura.
Olhar na foto
29/11/1905 – Visita a Usina Ester – Da esquerda para direita: Manoel de Moraes, Leopoldo do Amaral, Sidrack Nogueira, Manuel Ferraz de Campos Salles, Virgílio Rodrigues, José Paulino Nogueira, Antonio Pádua Salles, José Bonifácio de Oliveira Coutinho, Paulo Campos Salles, Arthur Nogueira, Barão Geraldo de Rezende, Paulo de Almeida Nogueira, Luiz Nogueira, Francisco Ferreira Ramos, José Guatemozin Nogueira, Engenheiro Oliveira, Henrique Dumont Villares, Demolin, Cel. Bento Quirino e João Bueno.

Feliz aniversário, Usina Ester, parabéns pelos 124 anos de fundação. Detentora e principal responsável em conjugar o passado, presente e futuro da nossa cidade.

Texto: Adriano da Rocha (Siga e curta @AcervoCosmopolense) – Foto: Acervo Ester Agroindustrial