De volta ao passado

Em 15/03/1905 – uma quarta-feira, há exatos 117 anos – o jovem Felício Marmo assumia o cargo de professor público em Cosmópolis, oficializado pelo prefeito intendente de Campinas, Dr. Antonio da Costa Carvalho. Em nossa história, a data é o marco do surgimento da primeira escola pública de Cosmópolis, criada oficialmente com a admissão do primeiro professor da “villa”, o educador Felício Marmo, então com 22 anos de idade.
O professor Marmo seguia da Estação Carlos Botelho, localizada no Mercadão de Campinas, desembarcando do trem no fim da tarde em Cosmópolis, onde era aguardado pelo Major Arthur Nogueira Ferraz e autoridades locais. O professor foi convidado para residir provisoriamente na Fazenda Usina Ester, instalando-se em um dos quartos do extinto Sobrado, o Palacete Irmãos Nogueira.

Na crescente “Avenida Esther”, imediações do extinto “Cine Theatro Avenida” (atual Maravilhas do Lar), surgia improvisadamente a primeira escola pública de Cosmópolis. Era uma pequena edificação, a única disponível na progressista vila, que crescia acompanhando o progresso da Usina Ester e companhias férreas.
“Aluguei por 50$000 réis mensais do senhor Marcos Zanin, a única sala que havia livre na vila. Em lugar de carteiras: caixões de banha do Rio Grande do Sul e tábuas; em vez de bancos, caixotes de querosene; cadeira, mesa e armário obtidos por empréstimo. Contudo, não deixava de ser, evidentemente, uma escola e eu, dela me orgulhava”, descreve Marmo sobre a primeira escola.

A pequena escola, ainda existente parcialmente o prédio, funcionaria poucos meses no local. O comprometimento do professor com o educandário e alunos, sobretudo a disposição em buscar constantes melhorias, determinavam o futuro escolar de Cosmópolis. O Major Arthur Nogueira doava no setor público da Vila Cosmópolis, rua Alexandrina Nogueira Ferraz (atual Dr. Campos Salles), uma grande área e materiais para a construção da escola. O Cel. João Aranha, que voltava de uma viagem, ficava ciente da nomeação oficial do professor e seus esforços, principalmente das doações do adversário político, oferecendo então para superar o Major, os móveis, materiais escolares e demais utensílios para a escola.

O local, a esquina das atuais ruas Dr. Campos Salles e Del. Antonio Carlos Nogueira Telles, notabilizado no futuro, como “Escola Rodrigo”, presente “Escola Dr. Moacir do Amaral”, popular “Escola do Comércio”. A escola foi inaugurada em junho de 1905, o local é citado com amplas instalações, grandes janelas e pátio para atividades, bastante ar e luz, pedagogicamente distribuídos, mencionado com orgulho pelo professor Felício Marmo, eternizado em suas memórias de mestre e escola, publicadas em 1970.

Olhar na foto

Uma das mais significativas fotos do acervo público municipal, resguardado pelo Centro de Memória de Cosmópolis, datada como março de 1905. Ao centro dos pequeninos alunos, o jovem professor Felício Marmo, registrados na área externa da modesta escola na Avenida Ester. Uma representação da nascente “villa” campineira para o mundo, a foto seguiu como registro oficial da Secretaria de Educação aos intendentes municipais e estaduais, apresentando na imagem, o significado da palavra Cosmópolis. Em uma escola, negros, caboclos, imigrantes dos mais distintos países, todos juntos, constituindo o “universo em cidade”, a Cosmópolis de todos.

Texto Adriano da Rocha / foto Acervo público Municipal – siga e curta também o @Centro de Memória Cosmópolis