Decisões

Estas são as palavras sábias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, Escritas para nos ensinar a viver de modo bom e justo, para entendermos o verdadeiro sentido da vida Provérbios 1:1-6

Estas são as palavras sábias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, escritas para nos ensinar a viver de modo bom e justo, para entendermos o verdadeiro sentido da vida. É um manual para a vida, para aprendermos o que é certo, justo e honesto; para ensinar aos inexperientes como a vida é e dar aos jovens uma compreensão da realidade.
Há aqui também lições até para quem é vivido, e ensino para os mais experientes.
Mais sabedoria para examinar e compreender profundamente a própria vida, provérbios e palavras sábias.
Provérbios 1:1-6,
A Mensagem

A vida não vem com manual de instruções. A estrada da vida não tem placas de sinalização que indiquem a velocidade em que se deve andar, a direção em que se deve seguir e o sentido das curvas logo adiante. A vida é de repente. Inusitada, imprevisível e surpreendente. Viver é muito perigoso, já dizia Guimarães Rosa.
Tem gente que acredita no contrário. Pensa que o caminho de cada pessoa está escrito nas estrelas, que o que tem que ser será ou que Deus determinou um destino para cada uma das criaturas, como se Deus se ocupasse em fazer a microgestão do universo. Há também aqueles que acreditam que as leis morais de sua religião são suficientes para cada escolha ou dilema da vida.
Mas, o fato é que nossas grandes angústias não têm a ver com certo e o errado, mas com o escolher entre duas coisas certas ou duas coisas erradas. Por isso é que muita gente simplesmente protela suas escolhas e cruza seus dias segundo lema “deixa vida me levar, vida leva eu”. Essa é a mesma lógica dos que não sabem tomar decisões ou não têm coragem para isso e fazem o que os outros mandam, e depois colocam a culpa do que dá errado nas costas de alguém: de quem deu o conselho, da vida, do destino e de Deus.
Convivo com todas essas pessoas todos os dias há alguns anos. Por causa do meu ofício pastoral, tenho o privilégio de ouvir os dilemas da alma daqueles que me procuram em busca de aconselhamento e orientação espiritual. As pessoas buscam um pastor, um padre ou um sacerdote religioso no afã de conseguir algo mais do que o encontrado nos manuais de autoajuda, na clínica terapêutica e na sabedoria dos amigos e das amigas. Eles sabem que, por trás do bom senso do mundo, existe uma dimensão mais elevada que alguns chamam de mistério ou ainda de sagrado.
As tradições espirituais são, de fato, um acervo inesgotável de sabedoria. Uma sabedoria que extrapola a racionalidade humana e transcende os limites da observação sensata da rede realidade do dia-a-dia. A tradição judaico-cristã chama de “sabedoria que vem do alto”. Essa sabedoria está presente sim, nesse livro que você tem em casa: a Bíblia Sagrada.
Para fazer escolhas sábias, busque “sabedoria que vem do alto.”

Pr. Adriano Vargas
Igreja Adventista do Sétimo Dia Ouça o podcast 8ampodcast