Faltando apenas um mês para o natal, é possível identificar uma drástica redução de enfeites e decorações natalinas nas residências cosmopolenses. Apesar de um natal mais modesto, entre outras cidades da região também, por Cosmópolis especificamente, as decorações não estão somente reduzidas, não há qualquer decoração nem mesmo no centro comercial do município.
A crise é a principal responsável pela redução e os cidadãos só conseguirão sentir um pouco do clima natalino em lojas e shoppings.
A questão divide opiniões entre moradores que possuem o ritual de decoração e outros que já tiveram, mas que, agora, também não prepararão nada para este ano.
Adriana Aparecida Longhin é vendedora e moradora da Rua Henrique Rogge. Apesar de nos outros anos ter tido o costume de decorar toda a residência, neste ano, será diferente “Neste ano, não vai dar para enfeitar ou fazer decorações natalinas em casa. Com certeza, há outras despesas muito mais importantes e que serão prioridades agora. Apesar de gostar muito do natal, cada ano que passa, as coisas ficam mais difíceis”.
Adriana ainda relata que não pretende voltar ao ‘clima do natal’. “Acredito que o natal se tornou uma data comercial na qual as pessoas gastam até o que não têm. Vai ser diferente agora, prefiro ser presente o ano inteiro a comprar presentes e fazer decorações no natal!”, desabafou.
Em contrapartida, Carlos Luis Magossi, autônomo e morador da Rua Primeiro de Janeiro, relata que não abre mão do brilho do natal. “Enfeitamos toda a casa há uma semana – meio do mês de novembro. É uma tradição, todos os anos, procuramos montar árvores, colocamos luzinhas na parte externa da casa, procuramos colocar muitos enfeites. Mesmo assim, este ano, não deu para comprar nada novo. O jeito foi reutilizar todo o material que já tínhamos e estava guardado. Tudo foi reaproveitado devido aos orçamentos cada vez mais precários. De qualquer forma, gostamos de manter tudo preparado para essa ‘data família’ e tão esperada!”.
Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, sobre enfeites ou decorações natalinas, uma programação especial de fim de ano foi enviada. Acompanhe:
08/12 – Inauguração da iluminação de Natal (Praça da Matriz), com a Presença do Papai Noel (de 08 à 22/12)
10/12 – Coral da Educação
11/12 – Orquestra Pé de Moleque
16/12 – Alunos da Oficina de Canto Coral de Cosmópolis
17/12 – Orquestra de viola Caipira de Cosmópolis
18/12 – Alunos da Escola de Música IME – Alunos da Escola de música OCA – Grupo Cadenza (Jazz)
Praça de artesanato e alimentação de 08 à 22/12 (Praça da Matriz)