Entre os locais atendidos estão uma residência, onde uma criança foi encontrada sozinha; uma antiga empresa; uma área de preservação ambiental; e uma região de mata
Na quinta-feira (12), a equipe da Defesa Civil & Proteção trabalhou desde às 14h00 até por volta das 22h, no combate a diversos incêndios na cidade de Cosmópolis.
Entre os locais atendidos estão uma residência na Rua Francisco Cesário de Azevedo, no bairro Chácara Horizonte; uma antiga empresa às margens da Rodovia SP 332, na região do bairro Itapavussu; uma área de preservação ambiental, no Matão; além de uma região de mata no cruzamento das Ruas Luiz Strazzacappa e Tiradentes, no bairro Cidade Alta.
Fogo em residência
Segundo o histórico, no incêndio à residência, uma criança de 6 anos foi encontrada sozinha na casa. O Conselho Tutelar foi acionado pela Guarda Municipal e a criança foi encaminhada ao Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia, mas, não apresentava queimaduras ou ferimentos.
Trabalho intenso
De acordo com a equipe, “o trabalho tem sido intenso devido a quantidade de focos que têm aparecido. Nossa equipe é reduzida e temos nos esforçado muito para atender todos os chamados, priorizando o atendimento nos casos de risco maior, quando necessário. O fogo está atingindo não só Cosmópolis, mas toda a nossa região, o Estado de São Paulo e o Brasil inteiro”.
Fogo em uma antiga empresa no Itapavussu
No combate ao fogo na região do Matão, área de preservação ambiental, a Defesa Civil contou com o apoio dos brigadistas da Ester Agroindustrial.
Fogo no Matão
Além dos incêndios, a equipe da Defesa Civil também atendeu o chamado da ocorrência de uma queda de fio elétrico na Rua Santa Gertrudes, no Centro de Cosmópolis.
Queda de fio na Rua Santa Gertrudes
Queimada é crime!!
A baixa umidade do ar aumenta o risco de incêndios. Por isso, é importante ter atenção redobrada e alguns cuidados neste período. Não coloque fogo em áreas de vegetação seca e não jogue bitucas de cigarro em beiras de rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, queimada é crime ambiental, passível de multa quando provocada intencionalmente.
Quando você inicia uma queimada, prejudica crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios e ainda causa degradação do solo e poluição do ar.
Para denúncias ou emergências, ligue 153 ou 19 3872 2600 (Guarda Municipal), que também é WhatsApp.