Defesa Civil orienta sobre a brincadeira de soltar ‘‘pipa”

No mês de janeiro, por se tratar de férias escolares, é comum ver as crianças vidradas no brinquedo

O mês de janeiro é um período de férias e é comum voltar a ver o ‘céu colorido’ com tantas pipas, uma brincadeira comum entre os garotos e que rende bastante competição. Apesar de se tratar de uma brincadeira saudável, é extremamente necessário ter responsabilidade para que ‘soltar pipa’ não se torne um problema para quem se diverte e, até mesmo, para ciclistas e motociclistas expostos nas ruas.
Reginaldo André Risonho é Coordenador da Defesa Civil da cidade de Cosmópolis e alerta, principalmente, sobre o uso de cerol e as famosas linhas chilenas, que são compradas prontas em alguns estabelecimentos, de forma irregular, e que são altamente cortantes.
“O uso do cerol é estritamente proibido, tanto o uso do cerol com caco de vidro, quanto o uso da linha chilena, que normalmente é comprada pronta para soltar pipa. Essas linhas podem causar muitos acidentes, principalmente, aos motociclistas ou ciclistas, visto que podem pegar no pescoço, causar ferimentos e até cortes profundos, podendo levar a óbito. Por esse motivo, principalmente, é que essas linhas são totalmente proibidas”, aponta o profissional.

Riscos
“É normal que as crianças, adolescentes, jovens que são mais aptos a usar esse tipo de material podem causar acidente por corte, morte por corte, podem danificar fiação elétrica e, quando os garotos puxam para reaver a linha, ela pode cortar a fiação. Quem estiver manuseando corre o risco de receber uma descarga elétrica, cortar antenas, enroscar em plantas, galhos de árvores, sem contar os riscos disso”.

Conselho
“Nosso conselho é nunca usar linhas chilenas ou com cerol. Soltar pipa deve ser um divertimento, uma distração, uma alegria e não uma competição. A realidade dessas linhas é que são usadas para competições em derrubar e pegar as pipas um do outro. Nunca entre nessa; soltar pipa é, necessariamente, um lazer e precisa ter limites para que não se torne um crime contra a vida!”.

Guarda Municipal
“A Guarda Municipal, neste período de férias, tem uma programação para fiscalizar alguns pontos de venda. Se for flagrado, o material será apreendido e, inclusive, se for menor, os pais ou responsáveis serão comunicados. É bom frisar que pegaremos pesado em relação a isso, visto que o número de acidentes com esse tipo de linha, mesmo em Cosmópolis, uma cidade relativamente pequena, é muito alto”, afirma Reginaldo.

Mais acidentes
Além disso, vale lembrar que, vidrados em pipas, os garotos correm e atravessam ruas e até rodovias, sem ao menos prestar atenção no trânsito, correndo o risco de serem atropelados. Nesta semana, um caso muito chocante também aconteceu por causa de uma pipa e virou assunto nacional, quando um garoto de apenas 9 anos de idade pulou um muro para pegar a pipa que caiu em uma propriedade privada e acabou morto por cães de guarda”.

Reginaldo André Risonho – Coordenador da Defesa Civil – GM Cosmópolis