Defesa Civil volta a combater chamas em ferro-velho

Os agentes da Defesa Civil de Cosmopolis voltaram a combater o fogo, que atingiu um ferro-velho, na noite de domingo(23), às margens da SP 133. Após apagar o fogo, por volta da meia noite, as chamas reapareceram, na manhã de segunda-feira(24).

Diversos focos de incêndio voltaram a ser combatidos. Segundo a Defesa Civil, no local, estão armazenados diversos bags (bolsas) com material plástico.

A dificuldade em combater esse tipo de incêndio se deve justamente ao fato de existirem diversos tipos de materiais combustíveis. Muitas vezes, o fogo é apagado na superfície, porém, no fundo do material, as chamas continuam.

No domingo, além da Defesa Civil, de Cosmopolis, compareceram ao local da ocorrência, o Corpo de Bombeiros de Paulínia e também um caminhão tanque, da Usina Ester. Outro caminhão tanque, da Prefeitura de Cosmópolis, também foi utilizado.

Durante a manhã de segunda-feira, apenas o caminhão da Defesa Civil faz o combate ao fogo. No entanto, já foi necessário realizar o trabalho de reabastecimento do veículo, para que o combate continue.

No local, o vento é fraco e a fumaça das chamas está sendo levada para o lado da plantação de cana, não atrapalhando o tráfego de veículos na Rodovia João Hermann Neto, SP 133.

Após o fim das chamas, a ocorrência será registrada, no Plantão Policial, da Delegacia local.

As causas do incêndio serão investigadas. Peritos, da Polícia Científica, deverão ser acionados a comparecer ao local, para a realização de uma perícia técnica. Preliminarmente, o que chamou a atenção da Defesa Civil é que o fogo pode ter começado de dentro para fora, já que a vegetação,  em volta do local, só foi atingida muito depois do início do fogo.

Na última vez que o local pegou fogo, em agosto de 2014, as chamas começaram a cerca de 1km do local. Possivelmente, uma bituca de cigarro, jogada no acostamento da pista, pode ter dado início ao fogo, que foi levado pelo vento, até chegar ao ferro-velho.