Delineado nos olhos: realce para todos os dias

Sonho de ter um olhar realçado pode se transformar em decepção, caso o profissional não execute com os cuidados necessários

Rosana Estevam
Micropigmentação e Sobrancelhas em Sobrancelhas
Informações e agendamentos:
WhatsApp (19)991237551
Local: Spazio Di Bellezza Estevam
Rua: Eurides de Godoy, 215
Cosmópolis/SP
Instagram/ Facebook @rosanaestevamsobrancelhas

Se você é daquelas que têm dificuldades para fazer o traço perfeito, mas, adora um olhar mais expressivo, pode ser que o delineado semidefinitivo seja a solução.

O que é delineado?
O delineado é uma técnica usada para realçar os olhos. É aplicado ao redor do contorno dos olhos para criar uma variedade de ilusões estéticas e tem como finalidade realçar a região, dando mais expressão ao olhar. Sendo assim, a cliente dispensa o uso do lápis e delineador, evitando borrões na maquiagem no seu dia a dia.

O delineado oferece riscos à saúde?
Não, quando o material utilizado é descartável e o local higienizado. Mas, para evitar qualquer transtorno, o paciente deve manter alguns cuidados após as sessões, instruídas pelo profissional.
O procedimento dura cerca de uma hora e meia para ser realizado. O retoque se faz quando necessário após 30 a 40 dias.

Como é feito o delineado
A maquiagem semidefinitiva é feita com a aplicação de pigmentos inorgânicos e hipoalérgicos liberados pela Anvisa para melhorar os traços e os contornos do rosto. A técnica é semelhante a uma tatuagem, sendo aplicada na pele por meio de uma agulha descartável, traço por traço, como é feito na maquiagem tradicional.
Nos olhos, a micropigmentação é feita da mesma forma que nos lábios ou sobrancelhas, com o uso do dermógrafo (aparelho com agulhas descartáveis) e pigmentos específicos para essa região sensível. Os pigmentos são diferentes dos que se usam em tatuagens – na micropigmentação, só a camada mais superficial da pele é atingida.
O procedimento não é feito na linha d’água, onde o lápis de maquiagem pode chegar. O delineado é feito na raiz dos cílios e é utilizada a técnica da micropigmentação, em que o pigmento é implantado mais superficialmente e causa menos lesão à pele.
O procedimento pode ser realizado tanto na parte superior quanto na inferior,  porém, como profissional, oriento minhas clientes a não fazerem na parte inferior, pois o efeito que poderá causar, não sendo bem realizado, é uma ilusão de ótica de “olhar caído”.

Qual tinta é utilizada?
Utilizam-se pigmentos orgânicos próprios para micropigmentação. Ou seja, pigmentos extraídos de plantas, madeiras, lãs… Esses produtos são mais resistentes a alergias.

Sensibilidade
Existem anestésicos tópicos disponíveis no mercado para deixar o procedimento bem suportável. Porém, por ser uma região sensível, é possível sentir algum incômodo, mas nada insuportável.

Semidefinitivo é igual tatuagem?
Na realidade, trata-se de uma micropigmentação. Por isso, recomenda-se que a cliente renove o procedimento no decorrer dos anos para devolver a qualidade da cor.

Alerta
O sonho de um olhar realçado pode sair pela culatra. Caso o profissional não execute com os cuidados necessários, pode haver efeito rebote, ou seja, pode expandir a tintura na pele, pode sair da linha desejada. Por isso, o menos é mais, principalmente, se tratando de micropigmentação.