Denúncia de ‘Pancadão’ gera conflito entre comunidade e GM

Na tarde de sábado, 13, moradores de uma comunidade do bairro Cidade Alta entraram em conflito com a Guarda Municipal de Cosmópolis após as equipes serem acionadas por denúncia de som alto.

De acordo com o histórico do Boletim de Ocorrências (BO), a Guarda Municipal foi acionada para constatar que, no local, havia muitas pessoas em uma rua sem o uso de máscaras, com consumo de bebidas alcoólicas e com o som alto. Um dos participantes disse que onde estava a aparelhagem de som não era sua residência.

Ainda de acordo com o BO, no momento em que a Guarda Municipal foi recolher a aparelhagem de som, algumas pessoas teriam arremessado garrafas e pedras nos policiais,  que revidaram com o uso de gás de pimenta.

Em um vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver pessoas e policiais em uma rua da comunidade do bairro em tumulto.

Ainda de acordo com informações do boletim de ocorrência, os policiais relataram que um dos homens que estavam no local tentou empurrar um dos guardas, tirando uma peça da farda do policial e que, após isso, ainda segurou na arma, calibre 12, do policial, que efetuou um disparo de munição não letal (munição de borracha),  acertando a boca  do jovem.

Os GMs alegam que foi disponibilizado socorro para a vítima, que se recusou, porém, uma outra pessoa a socorreu. Muitos vídeos deste ferimento foram postados nas redes sociais.

“Além do som alto, os Guardas Municipais também foram orientar sobre o decreto Municipal (Lei 5.430/20), de 20 de Março de 2020, artigo quarto, que fala sobre a proibição de aglomeração de pessoas devido à pandemia da Covid-19”, é o que afirma a parte final,  conforme o B.O.

A Polícia Municipal também afirmou que, em outras datas, a Guarda Municipal já esteve pelo local alertando sobre aglomerações. Mesmo diante da confusão, os agentes conseguiram recolher a aparelhagem de som, que foi apresentada no Plantão Policial.

Algumas pessoas e frequentadores da comunidade foram para a porta da Delegacia,  como forma de protesto.