Cosmópolis, 6 de julho de 2025

Denunciar é um ato de coragem e proteção – por Dra. Andreá D’Ámico

Advogada alerta sobre a importância da denúncia nos casos de violência doméstica e destaca os direitos e mecanismos legais disponíveis para proteger as vítimas

A violência contra a mulher, infelizmente, ainda é uma realidade presente em muitas casas brasileiras. Ameaças e agressões, físicas ou psicológicas, não devem ser normalizadas nem silenciadas. Denunciar é fundamental, não apenas para garantir a segurança da vítima, mas também para quebrar o ciclo de violência que pode se perpetuar por anos.

Ao buscar apoio e registrar a ocorrência, a mulher dá o primeiro passo rumo à liberdade, à justiça e à reconstrução de sua dignidade. Ao comunicar as autoridades, a vítima aciona o sistema de justiça e pode contar com medidas como a proteção policial e o afastamento do agressor. O medo e a vergonha são comuns, mas não devem impedir a busca por ajuda. Existem canais seguros e especializados, como o Disque 180 e redes de apoio jurídico e psicológico. Qualquer ameaça é grave.

Qualquer agressão é inadmissível. Nenhuma mulher deve viver com medo. Denunciar é o primeiro passo para romper o ciclo da violência e garantir dignidade, segurança e liberdade. Não se cale. A denúncia pode salvar vidas – a sua e a de outras mulheres. Coragem não é não ter medo, é agir apesar dele. Você não está sozinha.