Depilação com cera afina os pelos e diminui chances de inflamações

A depilação a cera sempre se mostrou algo complexo e, apesar de simples, pouco amada pelas mulheres. A dor mostra-se o principal incômodo, além de não ser tão prática quanto a depilação com lâmina comum.
Apesar disso, a esteticista Luciana Andrea Gini explica como a depilação a cera pode ser benéfica para diversas áreas do corpo, mostrando que, mesmo demandando um pouco mais de trabalho para ser realizada, possui um resultado muito mais saudável para a pele e com maior durabilidade.
Em média, uma depilação corporal pode durar até 30 dias, além da grande chance de afinação dos pelos e diminuição em sua quantidade.
Com a evolução do processo, grande parte das ceras está sendo produzida com substâncias anestésicas, que diminuem as chances de foliculite (inflamação que se dá na pele após a saída do pelo, que forma uma bolha de pus, causando dor e incômodo na região).
É necessária a utilização de antissépticos contra foliculite no momento da depilação, tornando o processo ainda mais saudável para a pele.

Escurecimento na depilação íntima

Luciana Andrea Gini
Esteticista
Spa Harmonia
Rua Dr. Moacir do Amaral, nº 1502 – F. (19) 98147-9730

Um dos principais dilemas femininos, hoje em dia, é o aumento da melanina na região íntima após a depilação, principalmente, com a lâmina. Este aumento resulta no surgimento de manchas escuras na região.
Luciana explica que diversos fatores podem corroborar para isso. “O atrito da calça e da calcinha com a pele também pode resultar no problema, mas, existem mulheres que, independente da forma de depilação usada, terão sua região íntima escurecida. Isso acontece por conta do organismo da mesma, que reage desta forma para com a depilação”, esclarece.
O escurecimento se dá pelo acúmulo de células mortas, principalmente, provenientes da lâmina. A intenção da cera é retirar essa camada da pele, limpando por completo a região. É claro que, dependendo do organismo, como já citado.

Diminuição e afinamento dos pelos
Outra crença sobre a depilação com cera é a mudança no aspecto dos pelos, que tornam-se mais finos e em pouca quantidade.
Luciana Andrea pondera que tal afirmação é verídica, mas, nunca funcionará como eliminador definitivo dos pelos no corpo. “Pode acontecer também de, mesmo após diversas depilações, os pelos continuarem grossos e em alta quantidade, mas isso provém de disfunções hormonais da própria mulher”, comenta.
As ceras hidrossolúveis, em comparação às antigas ceras em barra, são mais viáveis para quem deseja ter os pelos mais finos.

Dicas para depilação
É importante ressaltar que não se deve realizar depilação em locais de maior flacidez, como as pálpebras. Sempre vise regiões resistentes, tanto no rosto como em outras partes do corpo.
Há também os receios de depilação no período de gravidez, que é desmistificado por Luciana. “Eu mesma já tive medo de depilar grávidas. Mas, após conversas com ginecologistas, afirmo que gestantes podem, sim, se depilar, principalmente, na região íntima, já que não se mexe com nenhuma bolsa ou músculo que segura o bebê”, pondera.

Ceras frias
Consideradas mais arcaicas, as ceras frias são mais recomendadas para depilar regiões cuja dilatação de veias resulta em varizes e microvarizes, como pernas. O rolon também é indicado, já que pode chagar a 36°, a mesma temperatura corporal do ser humano, evitando também a dilatação dos poros e veias.