Depressão é mais comum em mulheres

Todas as pessoas, em algum momento da vida, passarão por períodos onde se sentirão tristes, sozinhas ou infelizes. Isso é esperado e faz parte do desenvolvimento humano, porém, quando tais sentimentos perduram por semanas ou meses, impedindo que a pessoa volte à sua rotina de forma saudável e adequada, pode estar de frente com a depressão.
A depressão é um problema psiquiátrico sério que afeta milhões de pessoas anualmente e afeta pelo menos duas vezes mais mulheres do que homens.
Estimam-se que 2% a 25% das mulheres apresentam um episódio depressivo em algum momento de suas vidas. Os episódios depressivos são mais frequentes nas mulheres que nos homens, entre os 18 e 44 anos de idade, e especialmente após os 25 anos. Pesquisas sugerem que, entre os 44 e 65 anos de idade, a diferença em incidência entre homens e mulheres é menos pronunciada, mas, após os 65 anos de idade, as mulheres, mais uma vez, apresentam maior predisposição a manifestar depressão.
Geralmente, a depressão vem acompanhada por outros sintomas incômodos frequentes, como ansiedade, distúrbios do sono, crises de pânico e distúrbios alimentares.

Reconhecendo os sinais e
sintomas de depressão
Os sintomas de depressão podem variar muito. Entre os sinais mais comuns de depressão estão as sensações de desesperança e desamparo, tristeza persistente, pensamentos negativos ou preocupações excessivas, baixa auto-estima, perda do prazer em atividades rotineiras antes prazerosas, prejuízos nas relações interpessoais, irritabilidade e problemas de concentração, memória e tomada de decisão. Outros sintomas podem incluir perda de energia, diminuição ou aumento do apetite, alterações no padrão de sono (tanto aumento como diminuição nas horas de sono) e interesse diminuído por sexo. Se vários desses sintomas foram percebidos e persistirem por semanas ou meses, procure um especialista, pois, existe uma grande probabilidade de um estado depressivo estar instalado ou estar se instalando na vida da pessoa que percebe tais sinais.
Em uma mulher jovem, os sinais de depressão podem incluir problemas escolares e distúrbios de apetite. Ela pode ter uma visão distorcida de sua própria imagem corporal, perda do apetite, insatisfação com tudo e sensações de infelicidade consigo mesma e com a vida em geral.
Mulheres mais velhas podem não mostrar quaisquer transtornos comportamentais ou não admitir que se sentem infelizes ou deprimidas. Por outro lado, elas podem desenvolver diversas queixas físicas, tais como dor crônica, problemas digestivos ou dores de cabeça.

Por que a depressão é mais comum em mulheres?
Tal pergunta tem sido objeto de muito estudo e pesquisa, porém, alguns estudos já publicados sugerem que existem alguns fatores de risco que podem desencadear um episódio depressivo maior em mulheres. Entre eles estão os fatores genéticos, as alterações em níveis hormonais, interação psicossocial das mulheres na sociedade, maneira como as mulheres vivenciam suas relações e determinadas medicações são alguns aspectos que têm ganhado maior atenção.
Qualquer que seja a causa, é importante que as mulheres aprendam a reconhecer os sinais de depressão e busquem ajuda médica caso a depressão persista. A orientação e a experiência de um especialista são cruciais para o entendimento das ações apropriadas a tomar em direção à recuperação. Na maioria das vezes, a depressão pode ser tratada com eficácia através de psicoterapia em conjunto ou não de intervenção medicamentosa.
Além disso, é importante citar que problemas de saúde e depressão, às vezes, andam de mãos dadas. Em alguns casos, sintomas físicos (tais como dores de cabeça, dor de estômago ou náusea, dores constantes nas costas ou no pescoço, problemas na respiração) para os quais os médicos não conseguem encontrar uma causa física, às vezes, podem ser sinais de uma depressão subjacente. Por outro lado, o inverso também pode ser verdadeiro. A depressão pode esconder outros problemas de saúde que, às vezes, permanecem despercebidos e não tratados em pessoas com depressão.

Você, ou alguém que você conhece, está com depressão?
Veremos a seguir algumas perguntas que podem ajudá-la a identificar se você – ou alguém que você conhece – está sofrendo de depressão. Obviamente, somente seu médico vai confirmar um diagnóstico de depressão, mas estas perguntas podem dar pistas de alguns tipos de comportamento e sentimentos problemáticos.
Nas últimas semanas, você notou alguma mudança ligada aos aspectos relacionados abaixo? Responda sim ou não.
Perda de interesse em atividades antes prazerosas?
Dificuldade em se concentrar?
Cansaço geral prolongado ou perda de energia?
Dificuldade em adormecer ou necessidade incontrolável de dormir?
Ganho ou perda de apetite/peso significante?
Sentimento de culpa excessivo ou indevido?
Sentimentos de desvalorização e inutilidade?
Sentimentos de desesperança?
Pensamentos repetidos sobre ideias de morte ou suicídio?
Se você respondeu “sim” a várias dessas perguntas, ou “sim” à última, deve discutir com um especialista o que você vem sentindo ultimamente.

Tratamento:

Thais de Mello
Psícóloga
Atende na Rua dos
Expedicionários, 940
Telefone: (19) 99995-3067

Existe, atualmente, um grande número de tratamentos muito eficazes para depressão. Alguns dos tratamentos disponíveis são medicamentos antidepressivos, psicoterapia e terapias alternativas. A escolha do tratamento certo para você é um processo individual que dependerá não somente da severidade de sua depressão, mas também das suas preferências. Especialistas concordam que a depressão deve ser tratada quando começa a causar uma prolongada interferência nas atividades sociais e profissionais, nos relacionamentos pessoais e nas atividades funcionais do dia-a-dia. Muitos deles também acreditam que o tratamento deve ser considerado quando a angústia pessoal se torna severa, mesmo se a pessoa deprimida ainda pareça estar exercendo adequadamente suas funções. A depressão é um transtorno complexo que pode ter diversas causas e variados tipos de manifestação. Mas há tratamentos disponíveis eficazes que podem controlar a depressão e ajudar as mulheres em questão a retomar a vida de maneira saudável. Com o tratamento adequado, as mulheres que sofrem de depressão podem participar de tudo que a vida tem para oferecer da melhor maneira possível.