Conhecida pela produção de flores, cidade terá festa com previsão de tráfego passando de 240 mil veículos; DER alocou equipe com 130 pessoas para atuação, inclusive no feriado
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), inicia, nesta sexta-feira (25), a “Operação Holambra 2023”. A iniciativa é dedicada a garantir a segurança e o fluxo eficiente de tráfego na Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP-107), que dá acesso à Estância Turística de Holambra, região Metropolitana de Campinas. Com o objetivo de minimizar o impacto do aumento no volume de veículos durante o período da 40ª Expoflora 2023, que acontecerá de sexta a domingo entre 25 de agosto e 24 de setembro (incluindo o feriado de 7 de setembro), a ação visa implementar medidas operacionais estratégicas para lidar com o fluxo de visitantes, garantir melhores condições de segurança e agilidade aos usuários.
Durante o período, a região se prepara para receber o grande público da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente na cidade. A organização do evento espera atrair até 400 mil pessoas. Para lidar com a demanda, o DER disponibilizará recursos operacionais e equipamentos de vários tipos, que atuarão entre os km 0 e 45, da Rodovia Prefeito Aziz Luan (SP-107). Isso inclui quatro veículos de apoio, quatro caminhonetes de inspeção, um utilitário, quatro guinchos leves e duas motocicletas e um drone. Além disso, a operação contará ao todo com o esforço de 138 colaboradores, sendo 51 na região de Holambra e 87 em outras áreas estratégicas. A ação também será acompanhada diretamente pelo Centro de Operações e Informações (COI).
Uma base móvel com internet via satélite, localizada na rotatória do km 33, oferecerá suporte ágil e seguro aos usuários, oferecendo sinal em trechos onde não há internet para os usuários. Além dela, o “Papacone”, veículo que automatiza a instalação e desinstalação de cones por toda a via para adequar o fluxo da via ao volume de demanda, também estará disponível durante o período.
Outras ações
A operação contará, ainda, com uma experiência imersiva aos usuários, com o Curta o Circuito. Disponível em uma área dentro do parque de exposições, os participantes serão desafiados a vestir um óculos que simula os efeitos da embriaguez e percorrer um circuito com obstáculos, o que exige concentração, coordenação e visão. Com a iniciativa, o DER espera educar, de maneira divertida, sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool.
Por meio de posts nas redes sociais, o DER fornecerá informações em tempo real sobre as condições de tráfego, medidas operacionais em andamento e dicas educativas para os motoristas. Além disso, a operação será acompanhada por atualizações em tempo real no site oficial do DER e nos Painéis de Mensagens Variáveis, permitindo que os motoristas planejem suas viagens com antecedência e evitem possíveis transtornos. O atendimento aos usuários funciona 24 horas por dia e pode ser feito pelo telefone 0800 055 5510.