Desafio Unicamp 2020 está com inscrições gratuitas abertas

A competição de modelagem de negócios, que capacita gratuitamente interessados em empreendedorismo, completa 10 anos em 2020

Quem tem interesse em empreender ou conhecer o empreendedorismo baseado em tecnologia já pode se inscrever gratuitamente para a 10ª edição do Desafio Unicamp, uma competição de modelagem de negócios baseada nas tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que premia a equipe vencedora com até 15 mil reais.
O Desafio é organizado pela Agência de Inovação da Unicamp e se trata do principal programa da Universidade que capacita interessados, vinculados ou não à Unicamp, sobre conceitos de empreendedorismo. Em 2019, por exemplo, a competição foi reconhecida como a melhor prática inovadora no país pelo Ranking de Universidades Empreendedoras, explica o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp, sobre a iniciativa.
Nesses últimos 10 anos, o Desafio Unicamp já capacitou gratuitamente mais de 2.700 pessoas, de todo o Brasil, sobre conceitos de inovação, empreendedorismo baseado em tecnologia e modelagem de negócios com mentores empresariais e acadêmicos.
“O Desafio é um dos principais programas da Unicamp que, além de prover a educação em empreendedorismo, tão importante para a nossa comunidade interna e para a sociedade como um todo, também permite difundir nossas tecnologias e fomentar a criação de novas empresas, especialmente, aquelas oriundas de tecnologias da Unicamp chamadas de spin-off. Isso possibilita que o conhecimento da Universidade possa colaborar na criação de novos serviços e produtos para a sociedade”, salientou Frateschi sobre a relevância e impacto do programa.
Um dos exemplos de sucesso do Desafio nesses últimos anos é o caso da empresa-filha da Unicamp chamada Rubian Extratos, que foi uma das equipes finalistas do Desafio Unicamp de 2014 e que depois se graduou na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). Hoje, a Rubian mantém parcerias de pesquisas e licenciamento de tecnologias da Unicamp.
Inscrições abertas para
o Desafio Unicamp 2020
As inscrições para a 10ª edição da competição de modelagem de negócios estão abertas e qualquer pessoa, maior de 18 anos, interessada em conhecer empreendedorismo pode se capacitar gratuitamente ao se inscrever até o 25 de março de 2020, mediante disponibilidade de vagas.
A primeira fase obrigatória do Desafio Unicamp é um Workshop sobre Lean Canvas, seguido por rodadas de speed mentoring com mentores empresariais que comentarão os canvas das equipes. O evento será no dia 04 de abril a partir das 8h30 na Expo Dom Pedro em Campinas, interior de São Paulo. Confira todas as atividades da competição na Agenda do Desafio Unicamp.
As inscrições são realizadas somente em equipes de no mínimo três e no máximo cinco pessoas neste link: https://www.inova.unicamp.br/desafio/inscricao/#/

Por Unicamp