Desafios que mães sozinhas enfrentam e como superar

São mulheres guerreiras e valentes, que só têm um objetivo: querem o melhor para suas crianças...

As mães solo (sozinhas) enfrentam vários desafios para poderem criar seus filhos. Com garra de leoa e visão de águia, elas ultrapassam barreiras na defesa dos filhos. São mulheres guerreiras e valentes, que só têm um objetivo: querem o melhor para suas crianças…
Valéria de Souza é mãe de Vitor, de 7 anos. “Sou mãe solteira. Crio meu filho e devo confessar que, durante esses 7 anos, nada foi fácil, porém,  eu fazia, e faço, as coisas serem fáceis na presença dele. Sei que há vários motivos para uma mãe decidir criar seus filhos sozinhas – e não vou entrar profundamente nesse assunto. Só quero contar minha experiência que, apesar das dificuldades que a vida me trouxe, me fazem capaz de realizar meus sonhos junto com ele. Em meio às lutas do dia-a-dia, olho o rostinho dele e descubro um mundo muito mais leve e bonito; procuro fazer dos problemas sempre uma solução.
Não é fácil criar um filho sozinha, mas, é possível sim… Eu contei, e conto, com dois anjos da guarda que posso  chamar de meus pais do coração, que me ajudam. Sou grata a Deus pela vida deles; sempre que ficava fraca, eles foram minha força.
Deixo aqui algumas dicas de como lidar com essa responsabilidade no dia-a-dia.

1 – Responsabilidade
Geralmente, muitas mulheres separadas dividem com o pai da criança essa responsabilidade, porém, nem todas têm essa sorte e acabam assumindo tudo sozinhas. Quando eu falo isso, não se trata de questão financeira, que é um ponto importante, pois, em alguns lugares, os salários são muito baixos para uma mãe sustentar seus filhos. Ainda  existem os cuidados, educação, saúde, vestimentas, diversão, enfim, criação no geral. Com organização do dia a dia, vendo as prioridades, conseguimos administrar tudo.

2- Dependência
Essa é a tarefa mais difícil para uma mãe, a pior parte. Chorava na madrugada em saber que precisava deixá-lo ainda bebê para ir trabalhar e trazer alimentos para nossa casa. Ali deixava o coração de mãe e focava no coração e responsabilidade de ‘pai’ para conseguir… Sinto-me privilegiada porque sei que ele fica seguro em um lar que também é dele, como se fosse nossa casa. Mas, há mães que não têm essa mesma oportunidade – elas precisam focar na razão, e não no coração, para conseguirem ficar o dia todo longe deles. Temos que abrir mão de acompanhar o desenvolvimento dos filhos e focar em outra responsabilidade, que são o sustento e o bem-estar.

3 –  Dar pausa no amor
Essa foi fácil para ‘tirar de letra’. Como eu falo, “o amor tira férias kkkk”; no meu caso, abrir mão de relacionamentos para viver meu verdadeiro amor, o sonho de ser MÃE, foi tranquilo. Tive prazer em me dedicar ao meu filho durante 5 anos e não me arrependo. Já têm outras mulheres que não conseguem ficar sozinhas…
Porém, as que optam por ficarem sozinhas durante um tempo e se dedicar a eles se tornam seletivas e exigentes para encontrar um outro parceiro porque a segurança e o bem-estar dos filhos são o principal objetivo.

4 – Sacrifícios
À medida que os filhos crescem, suas necessidades mudam e nós, mães, buscamos ficar mais tempo com eles, apesar de todo trabalho e cansaço do dia da dia, sacrificando  nosso bem-estar. Essas mães, assim como eu, geralmente são dedicadas, esforçadas, guerreiras, comprometidas e de uma responsabilidade nada igual, abrem mão de sua diversão, beleza e coisas que todas mulheres gostam de comprar ou usar para realizarem os desejos deles. Não tem preço para uma mãe ver os filhos bem e conquistando seus sonhos e objetivos. É um tipo de sacrifício que vale a pena e poder viver ao lado deles para assistir de perto essas etapas é gratificante.
Afinal, adquirimos essas responsabilidades quando nos tornamos mães e levamos para sempre, mesmo que cresçam.
Ser mãe foi o melhor presente que Deus me deu, pois eu sei que não estou mais sozinha, tenho no meu filho o maior sonho que foi realizado. SER MÃE!!!
Feliz dia das crianças ao meu príncipe Vitor! Apesar de que, para mim, todo dia é seu dia! (risos) E a todas as crianças, um feliz dia também!”