Desassoreamento trará benefícios hídricos para Cosmópolis e região

Obras aumentarão as reservas da Represa Pirapitingui

Dentre as mais aguardadas notícias para Cosmópolis, o desassoreamento da Represa Pirapitingui é uma das maiores obras ambientais e infraestruturais da história municipal.

Oficialmente iniciadas em setembro, as obras seguem aceleradas nas imediações da antiga ponte sobre o Rio Pirapitingui, prosseguindo os trabalhos até o início da Represa.

Com investimento de mais de R$ 3 milhões do Governo do Estado de São Paulo, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a obra terá a extensão de 3,2 km, abrangendo os pontos mais críticos de assoreamento do Rio Pirapitingui em Cosmópolis.

As ações fazem parte dos projetos da Prefeitura de Cosmópolis para melhorar a fluidez dos cursos do Rio Pirapitingui e Represa, ampliando as reservas e melhorando o abastecimento para a população. Atualmente, a Represa Pirapitingui é o principal reservatório hídrico municipal, responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água.

O desassoreamento também beneficiará os municípios de Americana, Piracicaba e Limeira, já que o Rio Pirapitingui deságua no Rio Jaguari, seguindo as águas para o Rio Atibaia, formando o Rio Piracicaba.

As últimas obras oficiais de desassoreamento na Represa Pirapitingui, efetivadas em parceria com a Prefeitura de Cosmópolis, foram realizadas há quase 40 anos. Desde então, o reservatório não recebeu significativas melhorias infraestruturais.

Com as ausências de manutenções regulares, principalmente as implicações do assoreamento no reservatório, o volume captado não consegue abastecer 100% do município.

O desassoreamento, remoção dos resíduos e sedimentos acumulados no curso do Pirapitingui, aumentará a profundidade da Represa, ampliando expressivamente as reservas hídricas de abastecimento.

Com a conclusão, os canais desassoreados poderão superar dez metros de largura – recentemente, foi registrada a latitude de cinco metros; já os níveis de profundidade, reservas da Represa, superarão mais de três metros com os processos – atualmente, são de um metro na região de captação.

As obras são trabalhos conjuntos da Prefeitura de Cosmópolis e o Governo do Estado, através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis