O sistema de suspensão exige diversos cuidados, principalmente, porque é um dos que ficam mais expostos e sofrem mais impacto. Os amortecedores, componentes importantíssimos em qualquer automóvel, precisam estar em ordem para que todo o carro funcione corretamente.
Segundo o Técnico em Mecânica de Autos Adilson Pereira, a função dos amortecedores é absorver os diversos impactos aos quais o automóvel é acometido. “Além disso, os amortecedores garantem conforto para o motorista e segurança na dirigibilidade do veículo”, informa ele.
Quando os amortecedores estão danificados, assim como outros componentes, eles apresentam alguns sintomas que o motorista pode vir a perceber. De acordo com o especialista, alguns dos sintomas são: ruídos, vazamento de óleo e oscilação da carroceria. “Inclusive, o amortecedor danificado pode comprometer a estabilidade do veículo, fazendo com que o motorista perca o controle dele nas curvas, por exemplo”, esclarece.
Outro perigo muito grande em transitar com os amortecedores danificados é que eles podem aumentar a distância de frenagem do veículo, podendo causar acidentes. “Isso até mesmo pode resultar em um capotamento, no caso de o motorista realizar uma manobra brusca com o carro. O que ocorre é que há uma perda de aderência causada pelos amortecedores com danos”, esclarece o profissional.
A fim de evitar desgaste nos amortecedores e aumentar sua vida útil, uma das principais recomendações do Técnico é não exceder a carga máxima indicada pelo fabricante do veículo. “Outro hábito imprescindível é realizar o alinhamento e balanceamento periodicamente, e não fazer alterações na suspensão do veículo. Outro fator que garante o bom funcionamento dos amortecedores é utilizar sempre peças de boa qualidade na suspensão”, aconselha.
Em média, é recomendado que o motorista faça uma revisão nos amortecedores a cada 40 mil quilômetros rodados; porém, as especificações variam de carro para carro. “O tempo exato de revisão depende do tipo de uso do veículo, e do tipo de pavimento que ele transita”, finaliza Adilson.