Desculpas e desculpas

“Tudo posso Naquele que me fortalece.” Filipenses 3:16 NVI

Existe um caminho maravilhoso que foi aberto pelo Cristo, onde o homem pode ter íntima comunhão com o Eterno. Quando isso acontece, através do novo nascimento, as bênçãos do Reino de Deus estão disponíveis para todo aquele que crê. No entanto, muitos perdem estas bênçãos por causa das desculpas que dão a Deus, aos outros e a si próprios. São pessoas presas no passado, incapazes de viver o presente e correndo atrás de um futuro que nunca chega. Elas querem fazer algo em suas vidas, mas por causa das “desculpas” ficam estagnadas e não conseguem dar o próximo passo.

As desculpas que damos a Deus, aos outros ou a nós mesmos devem ser confrontadas a partir de duas premissas básicas:

1 O que Deus está ordenando? Neste primeiro ponto, as Escrituras nos apontam o caminho da obediência por amor a Cristo. Se nosso Pai nos direciona a algo, devemos prontamente responder de forma positiva. Seja no âmbito familiar (começar um culto familiar, um investimento maior no estudo bíblico, mais tempo de oração), profissional (iniciar uma especialização, começar um negócio próprio) ou relacional (perdoar, reatar uma amizade esquecida, entre outros).

2 Qual o motivo por detrás do ordenamento Divino? Finalmente, devemos fazer uma conexão do que precisa ser feito com a sua motivação. Devo me especializar, pois Deus quer derramar mais bênçãos financeiras na minha vida. Devo perdoar porque tenho sido formado à imagem de Cristo.

Assim, se entendemos o que Deus pede, e o motivo disso, teremos não só a direção Divina como a motivação para tal. Falhamos em nossos planos porque eles são baseados em nossa força e motivação. Mas, se abraçamos a vontade de Deus, receberemos do Senhor a força que nos levará a fazer o que pensávamos ser impossível.

Então, não dê mais desculpas! O Senhor ordenou que você faça determinada coisa aparentemente impossível? Creia, pois não há nada que o Criador de todas as coisas não possa fazer. Creia na mudança, creia numa nova vida escrita por Jesus.

Pr. Adriano Vargas
Igreja Adventista Cosmópolis Central