Desmanche é estourado no bairro Nova Campinas

Policiais Militares (PM) e Guardas Municipais da Ronda Ostensiva de Cosmópolis (ROMU) encontraram um desmanche de veículos na manhã de terça-feira (12), nos fundos de uma casa na área rural no bairro Nova Campinas. Apesar de ser considerada afastada do centro urbano, a localização era em frente a uma conhecida escola de ensino básico do bairro, chamada Antonio Pegoraro.

De acordo com Guardas Municipais que atenderam a ocorrência, tudo começou com o acompanhamento de um carro que havia sido roubado em Cosmópolis. A Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, chegaram ao bairro Nova Campinas e encontraram a residência.

Assim que entraram no local, perceberam que a casa estava sendo utilizada para o desmanche de veículos pela grande quantidade de peças, ferramentas e carcaças espalhadas por todos os cômodos.
Um caminhão baú, com placa da cidade de Campinas, também estava estacionado dentro da casa e tudo indica que ele seria carregado com peças de veículos que haviam sido desmanchados no local.

Ao todo, seis homens foram presos e identificados. A maioria abriu fuga durante a ocorrência. Um deles foi pego a quilômetros de distância depois de um acompanhamento a pé por um dos GMs. Segundo informações apuradas pelo local, todos já possuíam precedentes criminais.

Além das Viaturas da Polícia Militar e da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), o Canil da GM também foi acionado para prestar apoio à operação. Aproximadamente, dez viaturas estiveram empenhadas na ocorrência.
Inicialmente, todos os homens detidos são moradores de Campinas.

No interior da residência, estavam diversas partes de carros, que já haviam sido desmanchados e cortados.
Também foi encontrado, no interior da ‘garagem’ da casa, um equipamento utilizado para bloquear sinais de celulares e de rastreadores. Quando o equipamento estava ligado, o sinal telefônico, de diversas operadoras, era bloqueado, assim como sinais Wireless de internet. Além disso, toda a garagem foi revestida com uma espécie de espuma acústica que impedia que o som propagado pelas ferramentas alarmasse as proximidades.
Pelo chão da garagem, o volume de óleo e graxa era grande, também dando indícios de que o local era utilizado constantemente.

O Instituto de Criminalística (IC) de Americana foi acionado e compareceu ao local para a realização de exames periciais.
Todas as peças foram apreendidas e serão encaminhadas ao pátio local, assim como o caminhão, que também passará por perícia.

O Secretário de Segurança Pública da cidade de Cosmópolis, Carlos Alexandre Braga, comentou a ocorrência, elogiando o trabalho em equipe entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar do município. “Com certeza, após uma apreensão desse porte, teremos mais segurança na cidade. São seis pessoas presas e uma atividade ilícita muito grande a menos para preocupar a população. Realmente, foi um trabalho excelente e de muita coragem, tanto da Guarda Municipal, a equipe da ROMU, em uma bela parceria com a Polícia Militar; todos fizeram um ótimo trabalho na manhã de hoje e estão de parabéns!”.

 

B.O. 3486/2016