Desvendando os chocolates: diet, light e zero – qual a melhor escolha?

Entender as diferenças entre eles é importante para consumirmos com tranquilidade - e sem errar na escolha - o que for mais adequado para as diferentes necessidades de cada um de nós

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Angelica de Almeida
Nutricionista
Contato:
WhatsApp: 19984024490
Instagram:
@angelicadealmeidanutri
@_cafsaude_
Clínica CAF Saúde
Rua Luiz Leflock, 599 – Vila José Kalil Aun, Cosmópolis – SP
Telefone: 19 3812 1894

Sobrou muito chocolate por ai? Acabou a Páscoa. Mas o armário ainda está cheio de ovos de chocolate que a família ganhou. Por mais que sejam gostosos, delícia pura, nem as crianças conseguem acabar com todos em um único dia. Será que vale trocar por outros tipos de chocolate como light, diet ou zero? Ao leite, 50, 60, 70% engordam menos? Seriam mais saudáveis?
Estas dúvidas são muito relevantes, ainda mais se considerarmos que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos, em 10 anos, houve um aumento de 800% no consumo de produtos dietéticos no Brasil. Por isso, entender as diferenças entre eles é importante para consumirmos com tranquilidade – e sem errar na escolha – o que for mais adequado para as diferentes necessidades de cada um de nós.

Chocolates DIET: na teoria são aqueles em que foi retirado o açúcar, mas isso não quer dizer que não tenha carboidratos. Por isso, geralmente, são indicados para diabetes. Mas CUIDADO! Não servem para dietas em que se deseja perder peso, pois para o gosto permanecer atraente, a quantidade de gorduras adicionadas acaba sendo maior ou equivalente. Resultado: a quantidade de calorias do chocolate diet pode ser igual ou maior do que o chocolate normal. Portanto, NÃO EMAGRECE.

Chocolates LIGHT: esta linha de produtos tem como característica a redução de pelo menos 25% do teor de calorias, quando comparado ao chocolate normal. Para conseguir isso, os fabricantes diminuem a quantidade de algum nutriente energético, que pode ser o açúcar ou a gordura, por exemplo. Por isso, os produtos light não servem para diabéticos, pois ainda contêm açúcar em sua fórmula. Menos açúcar, apenas. Mas contém açúcar. Vale sempre a pena, no caso dos produtos light, consultar a tabela nutricional, para saber exatamente qual foi o nutriente energético que foi reduzido e em qual porcentagem. Portanto, os chocolates light têm uma redução de calorias de pelo menos 25% quando comparados aos chocolates normais. Estes, sim, AJUDAM QUEM QUER PERDER PESO. Mas sem exageros, senão não adianta nada!

Chocolates ZERO: são como os DIET. Geralmente não têm um nutriente específico na sua fórmula. Podem ser ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURA ou ZERO LACTOSE. São específicos para dietas especiais. Quem tem intolerância à lactose, por exemplo, pode tranquilamente consumir um chocolate “zero lactose”. Importante: ser “zero” não significa ter menos calorias. Produtos ZERO, portanto, podem não servir para quem quer perder peso. Fique atento ao rótulo!
Na verdade, alguns tipos de chocolates podem sim fazer parte do plano alimentar e serem aliados ao emagrecimento, desde que com moderação e nos horários adequados. O cacau deve ser o componente principal do chocolate, pois esse alimento favorece o bom humor, age como anti-inflamatório, protege a saúde do coração e muito mais. Podemos obter esses benefícios ao consumir os chocolates com maior teor de cacau, orgânico como o 70% por exemplo do tipo amargo ou escuro. Hoje em dia, com o avanço da indústria alimentícia, temos muitas opções de chocolates saudáveis, que nos permitem consumir este alimento sem sair da dieta. Porém, algumas pessoas precisam realmente evitar o chocolate para melhorar algum sintoma ou durante algum tratamento. Por isso é muito importante buscar um profissional nutricionista para lhe avaliar e orientar de acordo com sua individualidade.