Desvio de combustível em duto da Petrobras é encontrado

Um desvio de combustível, de dutos da Petrobras, foi encontrado pela Polícia Militar (PM), no domingo (2), em Engenheiro Coelho.
Os Policiais da 3ª Cia foram acionados para comparecerem ao local, uma propriedade rural, às margens da Rodovia Engenheiro João Tosello, SP 147, em Engenheiro Coelho.
Ao chegarem ao local, os Policiais encontraram um caminhão, bitrem, tanque, que estava abandonado em meio a uma área de pasto.
O caminhão estava carregado com cerca de 45 mil litros de diesel. Ao averiguarem o local, os Policiais encontraram uma mangueira, que estava ligada em um dos dutos da Transpetro, de forma clandestina.
Possivelmente, o combustível, que estava nos dois tanques da carreta, tenha sido retirado da tubulação.
Ninguém foi encontrado no local.
Dentro do caminhão, os Policiais encontraram alguns objetos pessoais, inclusive, um auto de infração de trânsito.
O veículo, marca Iveco, 2007, tem placas de Sumaré.

Funcionários realizaram a manutenção do duto

Peritos, do Instituto de Criminalística, e técnicos da Petrobras, foram acionados.
Amostras de combustível foram retiradas de dentro dos tanques para a realização de exames laboratoriais.
A Autoridade Policial, que estava em Plantão, foi informada sobre a ocorrência.
O Delegado determinou a apreensão do veículo e também do combustível.
Técnicos da Transpetro, empresa responsável pela operação do duto, também foram ao local para realizar o reparo na tubulação.

Outros casos
Casos de furto de combustível em dutos da Petrobras têm sido comuns na nossa região.
Em maio, uma ligação clandestina foi localizada em Artur Nogueira.
Através de um túnel, com cerca de quinze metros de distância, que era escorado por caibros, os bandidos retiravam o combustível dos mesmos dutos.
O local, onde o túnel foi escavado, era um alojamento desativado, com mais de quarenta quartos. O alojamento foi construído por uma construtora, que utilizava o local para hospedar funcionários, que trabalharam na construção de um conjunto habitacional, do Programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo o proprietário do alojamento, os caibros utilizados estavam guardados em um dos quartos. Os criminosos utilizaram o madeiramento sem sua autorização. Somente após a descoberta do túnel, que ele percebeu que seu madeiramento havia sido utilizado.

Em nota, a Transpetro, falou sobre a ocorrência:
“Na manhã de domingo (2), a Transpetro constatou um furto de combustível em oleoduto no município de Engenheiro Coelho (SP), nas proximidades da Refinaria de Paulínia (Replan).
Não houve vazamento. Equipes da Transpetro estiveram no local realizando o reparo no duto. As autoridades competentes foram comunicadas e a companhia está colaborando com as investigações.
A Transpetro ressalta que preza pela segurança das pessoas, do meio ambiente e de suas operações. Entre suas medidas preventivas está o telefone 168, canal pelo qual os moradores vizinhos às instalações podem contribuir com a empresa, seja no envio de críticas, sugestões ou comunicando qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos”.