Deus confia porque ama incondicionalmente

Deus nos chama para trabalhar na sua vinha. Contudo, esse convite é permeado de capacidades, de talentos. Desde a criação, Ele sempre confiou ao homem todo o universo. Pois, Ele confia na capacidade de Seus filhos. Ele nos convida e coloca, em cada coração, alguns talentos que precisam ser multiplicados, precisam ser colocados a serviço da comunhão. No entanto, o mundo se desenvolveu numa velocidade onde o ser humano não tem mais essa preocupação de cuidar com carinho dos talentos que Deus lhe confiou.
Nos diz, o Evangelho de Mateus, 25,14-30, que o patrão confiou aos seus empregados alguns talentos que precisam ser multiplicados. Ele confia porque os ama. Por que vai estar a razão da confiança do patrão, porém, existem empregados que não levam em consideração essa confiança. Portanto, preferem enterrar seus talentos do que colocar a serviço da comunhão. Mas, é preciso saber que esse patrão voltará e cobrará de cada um pela administração exata de seus talentos. E será feliz e exaltado e confiado muito mais à aqueles que sem medo arriscaram e devolveram a mais do que receberam. Porém, será castigado e tirado até o pouco que tem daqueles que não tiveram coragem de enfrentar o medo, que foram preguiçosos e não multiplicaram os talentos que receberam. O patrão ficará feliz e realizado com a competência e ousadia dos que foram corajosos. São tantas coisas que precisamos devolver a Deus que, muitas vezes, tomamos posse, nos sentindo como donos. Tudo que existe neste universo pertence ao Criador, apenas nos foi confiado para que fossêmos também colaboradores nesta obra.
Mas, tudo precisa ser devolvido a Deus porque tudo é de Deus. São muitas coisas que estão sob a nossa responsabilidade. Cabe-nos perguntar: estou cuidando como um bom administrador? Do contrário, a prestação de conta será severa e árdua para os irresponsáveis. O mundo, a nossa casa, a nossa família, o meu trabalho, a minha igreja e etc., tudo estão sendo bem cuidados? O Senhor virá e prestará contas a cada um conforme a conduta e responsabilidade de cada um.