Deus cuida dos justos

Conta-se a história de uma senhora muito pobre que telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda. Um ateu que ouvia o programa resolveu usar a situação para ridicularizar a fé cristã. Conseguiu o endereço da senhora, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma grande compra no mercado e levassem para a mulher, com a seguinte orientação: “Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o diabo!”.
Ao chegarem, a mulher os recebeu com alegria em sua casa e foi logo guardando os alimentos. Não parecia surpresa. Então, os secretários do ateu lhe perguntaram: “A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?” A mulher, em sua simplicidade da fé, respondeu: “Não, meus filhos. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!”
Existem várias promessas bíblicas semelhantes a que foi apresentada no provérbio de hoje. Davi, por exemplo, disse: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (Salmo 37:25).
O profeta Isaías escreveu: “É esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará” (Isaías 33:16).
Uma chave para entendermos essa promessa de suprimento das necessidades é o conceito de “justo”. Você pode pensar: “Eu sou pecador; então, Deus não está preocupado em suprir minhas necessidades.” Não é assim que funciona.
Todos nós somos pecadores. Não existe um ser humano que seja perfeito ou impecável. Isso porque o pecado não é apenas um ato; é uma condição. Mesmo uma criança com alguns dias de vida, já é pecadora. Todos nascemos pecadores e, por isso, acabamos cometendo atos maus. A justiça a que se refere o texto não diz respeito a pessoas que pararam de pecar, mas a indivíduos que aceitaram a graça de Cristo, entenderam Seu ato substitutivo na cruz e abriram o coração para a entrada do reino de Deus na vida. Essas pessoas são cobertas pela justiça de Cristo e, assim, podem ser chamadas de justas.
Se estiver com a vida nas mãos de Deus, nem o diabo conseguirá atrapalhar o cuidado do Céu para com você. Apenas se esconda em Cristo, e Ele cuidará do restante.

Pensando Bem
Inspiração Juvenil
Casa Publicadora Brasileira – CPB