DEUS sempre presente

“Ele me invocará, e eu Lhe responderei; ESTAREI COM ELE na angústia; livrá-lo-ei e O glorificarei”

A Prosperidade da Obra de Deus depende dos crentes terem a atitude decidida de não recuar no cumprimento da vontade de DEUS.
Em Daniel 6. 3, 7, 9-11, 14-16, 20-23, lemos – “Então, o mesmo Daniel se distinguiu desses príncipes e presidentes, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Todos os príncipes do reino, os prefeitos e presidentes, capitães e governadores tomaram conselho, a fim de estabelecerem um edito real e fazerem firme este mandamento: que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus ou a qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Por esta causa, o rei Dario assinou esta escritura e edito. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer. Então, aqueles homens foram juntos e acharam Daniel orando e suplicando diante do seu Deus. Ouvindo, então, o rei, o negócio, ficou muito penalizado e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou por salvá-lo.
Então, aqueles homens foram juntos ao rei e disseram ao rei: Sabe, ó rei, que é uma lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou ordenança, que o rei determine, se pode mudar. Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, Ele te livrará. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então, o rei muito se alegrou em si mesmo e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus”.
Na época de Daniel, o mundo já era competitivo, e Daniel demonstrou muita coragem no cumprimento do seu dever como servo de DEUS, mesmo cercado de tantos inimigos. A inimizade contra Daniel podia ter sido uma expressão de luta que sempre houve e haverá entre as trevas e a luz (João 3.20; Tiago 4.4; 1 João 3.12). O mesmo sentimento negativo contra Daniel pode ter surgido porque Daniel, à frente da administração do governo, representava um obstáculo para os que buscavam enriquecer ilicitamente (2 Coríntios 8.21; Romanos 13.13).
Daniel conhecia a lei irrevogável dos medos e persas. Os inimigos de Daniel na hora da oração (Daniel 6.10, 12, 14). O próprio rei ficou penalizado por Daniel (Daniel 6.15). Por sua lei irrevogável, o rei manda lançar Daniel na cova dos leões (Daniel 6. 16, 17). Pela honestidade e lealdade de Daniel, DEUS manda um anjo na cova dos leões, para guardar Daniel (Daniel 6.22; Hebreus 1.14; Salmos 34.7).
O rei gostava tanto de Daniel que ficou sem dormir a noite toda e ficou em jejum (Daniel 6.18-23). O rei mandou tirar Daniel da cova dos leões e mandou lançar, na cova dos leões, os homens que prejudicaram Daniel. Eis a diferença de quem tem DEUS presente em sua vida, DEUS guarda o Seu servo, mas, o ímpio vive por conta própria, sem ninguém para ajudá-lo.
Leiam Daniel 6.24 – “E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos”. Gálatas 6.7 – “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Eclesiastes 10.8 – “Quem fizer uma cova cairá nela, e quem romper um muro, uma cobra o morderá”. Ester 7.10 – “Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então, o furor do rei se aplacou”. Provérbios 26.27 – “O que faz uma cova nela cairá; e o que vira a pedra, esta sobre ele rolará”. Salmos 7.15 – “Cavou um poço, e o fez fundo, e caiu na cova que fez”.
Leitor, DEUS te abençoe profundamente.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana