Deus tem um plano

Antes que eu formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta as nações. Jr.1:5
Este versículo merece um olhar cuidadoso, pois, revela, de forma maravilhosa, o encontro entre a soberania de Deus e a história do homem.
Deus revela que Ele tem um plano para cada um de nós.
Ainda que tenhamos a liberdade de não aceitá-lo, ainda assim, Deus planejou o nosso caminho!
Deus é a fonte de tudo que é bom e o seu propósito para o homem não é diferente.
Tudo o que Deus faz, pensa e planeja é bom.
Saiba que tudo o que Deus planejou para você é bom.
Todo ser humano tem a autorização e a liberdade de escolher o seu destino, a isso chamamos livre arbítrio. Todos nós somos livres e responsáveis por nossas escolhas. Quando nosso livre arbítrio encontra o plano de Deus e se molda a ele, então vivemos um contexto em que o maravilhoso plano de Deus se funde à nossa história. Esta junção produz a mais surpreendente condição de sucesso e felicidade para o homem.
Creio que quase todos já viram, pelo menos por fotos, o encontro entre o rio Negro e o rio Solimões, fenômeno que acontece em Manaus, no estado do Amazonas. Quem já viu de perto testifica a beleza que este espetáculo da natureza produz. O encontro da nossa vontade com o plano de Deus revela-se também um dos mais belos espetáculos da vida.
Por quê? Porque não existe condição mais frutífera, mais segura, nem mais libertadora do que o homem vivendo no centro do propósito de Deus.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo”. (Ap. 3:20).
O convite de Jesus é claro e definitivo, Ele está à porta oferecendo uma sublime opção de escolha ao nosso livre arbítrio. Quem ouve, abre a porta e o acolhe desfrutará de Sua presença e companhia.
Todos nós, sem exceção, somos senhores de nossas escolhas, na mesma intensidade com que somos servos de suas consequências. Viver no propósito de Deus, ou fora dele, no fim, tudo se resume a uma escolha… a nossa escolha e de mais ninguém.
Nunca poderemos, de forma legítima, atribuir culpa a alguém por conta de uma escolha nossa. A cada dia que vivemos, temos a oportunidade de escolher se queremos viver dentro do plano de Deus ou não.
Paulo diz, em Romanos 12:2, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Nossas escolhas revelam nossas convicções.

Pr. Daniel Dias
Comunidade Evangélica
Sara Nossa Terra de Cosmópolis