Dez curiosidades sobre gatos

Felinos são mais desconfiados com novos ambientes, novos moradores da casa e visitas quando comparados aos cães

Atualmente, o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de países com mais animais de estimação. Os cães possuem a preferência estando em 58% das casas brasileiras, seguidos pelos gatos com 28%, aves com 11% e peixes com 7%. Contudo, a porcentagem de gatos vem aumentando mais do que a de cães ano a ano.
Gatos não são como cães pequenos como muitos pensam, eles possuem características variadas e hábitos exclusivos. Para compreender melhor o universo felino, vamos ver algumas curiosidades:

1) Gatos podem viver por mais de 20 anos. A expectativa de vida varia de 14 a 20 anos, mas esse período pode ser ultrapassado. A estimativa de vida é variável, já que alguns fatores, como alimentação, manejo e hábitos dos gatos podem influenciar na sobrevida. Os gatos que vivem só dentro de casa, por exemplo, têm uma expectativa de vida maior, já que correm menos riscos na rua, onde ocorrem atropelamentos, brigas e contato com outros gatos doentes. Uma boa alimentação, correta vermifugação e vacinação feitas por um médico veterinário também prolongam a expectativa de vida.

2) A castração deixa os gatos mais calmos. A castração oferece diversos benefícios como: evitar a reprodução indesejada, diminuir o abandono de animais, prevenir algumas doenças, reduzir comportamentos inconvenientes, diminuir as saídas de casa para a rua e deixar os gatos mais tranquilos e amigáveis.

3) Gatos castrados precisam de uma alimentação diferenciada. Alguns tutores ficam com receio de castrar seus gatos porque pensam que, após a operação, estes ficarão obesos. É verdade que a castração vai alterar o metabolismo e isso realmente pode acontecer, porém, existem muitas rações boas, próprias para gatos castrados, que vão evitar que isso ocorra e afete a saúde do felino. Converse com seu veterinário.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV – SP 23.967

4) Miar e ronronar são formas de comunicação. Para se comunicar com seus tutores e outros animais, os gatos podem miar ou ronronar por diversos motivos diferentes e os mais comuns são: pedir alimento, pedir carinho, deixar outros cientes de sua localização, expressar que está feliz por estar com você e mostrar que tem algo de errado com ele, como alguma dor.

5) Gatos não odeiam água. Esse é um dos maiores mitos criados a respeito dos gatos, principalmente o de que gatos não gostam de banho. Tudo depende de suas experiências anteriores e estilo de vida. Se forem acostumados desde novos não terão medo de banho e de chuva, mas se passarem por experiências traumáticas com chuva enquanto estiverem abandonados nas ruas, por exemplo, realmente poderão ter medo de água.

6) A genética por trás da pelagem dos gatos. Os gatos possuem algumas particularidades genéticas envolvendo suas cores.
6.1) Gatos brancos e com olhos azuis são mais propensos à surdez. Parece mito, mas realmente gatos com estas características físicas possuem mais chance de nascerem surdos de um ou dos dois ouvidos devido a uma condição genética.
6.2) 99% dos gatos tricolores são fêmeas. Para possuir as cores branca, preta e laranja na pelagem, é necessário ter dois cromossomos X (XX), sendo fêmea. Em raros casos, pode ter dois cromossomos X e um Y (XXY), sendo um macho estéril em consequência de uma falha cromossômica.
6.3) A maioria dos gatos amarelos são machos. 80% dos gatos amarelos são machos e 20% são fêmeas. Para o gato macho ser amarelo, ele só precisa ter o gene dessa cor no seu único cromossomo X (XY), mas para a gata ser amarela, ela precisa ter o gene dessa cor nos seus dois cromossomos X (XX).

7) Os gatos gostam do ambiente. Os gatos são bem territorialistas e apegados ao lugar. Assim, quando o tutor viaja, é melhor que o deixe no ambiente com alguém supervisionando periodicamente do que tirá-lo de casa. Em caso de mudança, o melhor a fazer é deixá-lo em um canto com os seus pertences até que ele se acostume com o novo lar. À medida que ele for se esfregando nas paredes da casa, vai deixando seu cheiro no ambiente, tornando o local mais familiar para ele.

8) Gatos gostam de “presentear” os humanos. Os gatos são animais muito afetuosos com os humanos e costumam levar animais mortos, que eles mesmos caçaram, como forma de “presentear” seus humanos. Pois, eles entendem que ao levar a presa para casa, eles estão levando alimento para seus tutores.

9) Gatos “amassam pãozinho”. Esse gesto é uma forma bastante única dos felinos de demonstrarem carinho, afofando ou “massageando” seus tutores. Eles adquirem esse costume desde filhotes, quando fazem esse movimento para estimular a produção de leite da mãe. Assim, quando estão mais contentes e relaxados, eles começam a afofar. Normalmente, eles “amassam pãozinho” e ronronam ao mesmo tempo. Eles também podem fazer esse movimento para afofar o local onde vão deitar para tirar uma soneca.

10) Gatos são animais discretos. Depende da personalidade de cada gato, mas normalmente eles escondem suas emoções, diferentemente dos cães, que demonstram muita alegria quando seus tutores chegam em casa, por exemplo.
Os felinos são mais desconfiados com novos ambientes, novos moradores da casa e visitas quando comparados aos cães. Os gatos são animais silenciosos, higiênicos e muito carinhosos. A melhor maneira de conhecer um gato é tendo-o por perto.Nele você poderá encontrar um grande amigo!