Acontece, neste sábado,13, o “Dia D”, Dia Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Nesse dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim de Fáveri, Integrado, CSII e PSF Andorinhas, Beto Spana, Vila Cosmos e Cosmópolis I estarão abertas das 8h às 17h a fim de receber os grupos prioritários para a imunização contra a Influenza.
Serão vacinados os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, gestantes, mulheres no pós-parto, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, portadores de comorbidades e professores de escolas públicas e privadas.
O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.
Cosmópolis já vacinou cerca de 2,5 mil pessoas, sendo que a meta na cidade é de imunizar 13 mil pessoas.
O município está recebendo doses de acordo com a liberação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE – SP) que, segundo a Secretaria de Saúde de Cosmópolis, é uma quantidade suficiente para vacinar todo o público alvo da campanha.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou em todo o país no dia 17 de abril e se estende até o dia 26 de maio.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alertou a população para que não deixe a vacina para a última hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis informou que, até o momento, não houve nenhum caso confirmado de influenza no município.
Segurança
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, houve mudança na cepa do vírus A H1N1 para A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. Desde 2009, a cepa do vírus A H1N1 utilizada nos países a sul da linha do Equador era A/California/7/2009 (H1N1) pdm09.
‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado (13)
12 de maio de 2017 Saúde
Veja Também
23 de outubro de 2024
Polícia Militar prende homem em flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo
7 de novembro de 2024
Agibank abre inscrições para Programa de Estágio 2025 com 50 vagas para a região de Campinas
19 de novembro de 2024
Festival Interno de Vôlei SUB-19 reúne talentos e promove integração em Cosmópolis
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.