‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece neste sábado (13)

Acontece, neste sábado,13, o “Dia D”, Dia Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Nesse dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim de Fáveri, Integrado, CSII e PSF Andorinhas, Beto Spana, Vila Cosmos e Cosmópolis I estarão abertas das 8h às 17h a fim de receber os grupos prioritários para a imunização contra a Influenza.
Serão vacinados os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas com 60 anos ou mais de idade, gestantes, mulheres no pós-parto, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, portadores de comorbidades e professores de escolas públicas e privadas.
O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa população, considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. Em 2016, inclusive, foi o primeiro ano que este índice ultrapassou 90%, atingindo 93,5% de cobertura vacinal.
Cosmópolis já vacinou cerca de 2,5 mil pessoas, sendo que a meta na cidade é de imunizar 13 mil pessoas.
O município está recebendo doses de acordo com a liberação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE – SP) que, segundo a Secretaria de Saúde de Cosmópolis, é uma quantidade suficiente para vacinar todo o público alvo da campanha.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza deste ano começou em todo o país no dia 17 de abril e se estende até o dia 26 de maio.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alertou a população para que não deixe a vacina para a última hora. “Muitas vezes, as pessoas só buscam a vacina quando há registro de um número elevado de casos. Por isso, é importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”.
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis informou que, até o momento, não houve nenhum caso confirmado de influenza no município.
Segurança
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, houve mudança na cepa do vírus A H1N1 para A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. Desde 2009, a cepa do vírus A H1N1 utilizada nos países a sul da linha do Equador era A/California/7/2009 (H1N1) pdm09.