Dia do comerciante: a história de comerciantes cosmopolenses

O setor de comércio é um dos importantes pilares da economia de Cosmópolis

O dia do comerciante é comemorado neste sábado (16). Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.
Para marcar a data, comerciantes locais relembram a evolução do comércio na cidade.

Leon

A Leon Materiais de Construções está na cidade há 44 anos. O comércio atravessou gerações. Leonel Affonso deu início à loja em Novembro de 1978. De acordo com ele, a ideia surgiu após vender materiais básicos para construção na rua (pedra, areia e cimento).
Leonel conta que trabalhou na rua por dez anos. “Comecei vendendo na rua, com 23 anos. Com o tempo, fui conquistando clientes e amigos, até que decidi abrir a loja… Naquela época, Cosmópolis estava crescendo, a Leon fez parte desse crescimento”, explica o idealizador da loja.
Há doze anos, Leonel já não administra mais o estabelecimento. O responsável é seu filho, Valter Affonso. Com o passar dos anos, o estabelecimento foi mudando e, atualmente, o foco é acabamento da obra. “Reduzimos o número de produtos para conseguir direcionar o foco para o acabamento”, finaliza Valter.

Time Grande

Evandro Luiz Silva, criador da marca cosmopolense Time Grande, conta que tudo começou com um sonho não realizado de ser jogador profissional em um clube famoso do Brasil. Com vinte e quatro anos, Evandro estava passando por um momento difícil e arriscou se reinventar. “Depois que parei de jogar profissionalmente, comecei a trabalhar fazendo entrega. Foi muito difícil, minha vida sempre foi o futebol… Foi então que decidi me arriscar e criar a Time Grande”.
No momento, a marca é patenteada e está no mercado on-line há cinco anos. A primeira loja física foi inaugurada em abril deste ano. “Fazer com que todos entendam o conceito de uma marca nova é difícil, mas esse é o desafio da Time Grande”, conclui o criador.

Vitória e Rosane

Vitória e Rosane Multimarcas se tornou uma sociedade entre Rosane Decreci e a loja Vitória há sete anos. Segundo a empreendedora Rosane, a loja Rosane foi aberta em 2001. Em 2016, ocorreu a sociedade com Marcos Antonio Mendonça, que faleceu no ano passado. A sociedade completa seis anos em 2022, agora com a Rosana, esposa do ‘Marquinhos’ no estabelecimento. A loja se reinventou com a chegada da pandemia do Coronavírus em 2020. Com o lockdown do comércio, Rosane diz que o movimento da loja diminuiu por conta das medidas estabelecidas para combater a disseminação do vírus, migrando também para o digital. “A Feira Mix, que fazíamos no salão Paroquial da Igreja Matriz, deixou de existir nessa época… Foi assim que a ideia da live surgiu, o que beneficiou muito a loja, podendo continuar vendendo e movimentando o estoque”, explica Rosane.