Dia do Idoso: conheça mais sobre a rotina no Lar dos Idosos Irmã Rosália

Em comemoração, instituição realizou dois dias de atividades especiais com os internos

Ieda Maria dos Anjos
Auxiliar Administrativa do Lar dos Idosos

No dia 1º de outubro, comemorou-se o Dia do Idoso. Essa data, que marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos.
Em Cosmópolis, o Lar dos Idosos Irmã Rosália está situado na Rua Presidente Getúlio Vargas, 678 – Centro. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Tem por finalidade recolher e amparar idosos com idade acima de 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
Comemoração
“Este ano, programamos dois dias de atividade. No primeiro dia, eles assistiram a um vídeo onde estavam registrados vários momentos e atividades realizados por eles, com direito a músicas de época, pipoca, sorvete e presentinho. No segundo dia, fizemos um almoço especial, acompanhado de uma lembrancinha e de muito amor e carinho”, diz Ieda Maria dos Anjos, que é Auxiliar Administrativa do Lar dos Idosos.
Rotina no Lar
“Quando falamos de rotina para idosos, não podemos nos esquecer de contemplar seus hábitos. As atividades que fazem parte da história de vida de cada idoso devem ser respeitadas. Para propor organizações no dia a dia de uma pessoa mais velha, é importante individualizar as necessidades e prioridades a serem exploradas”.
Visitas
“Infelizmente, ainda não retornamos com as visitas. Para tentar minimizar a carga emocional das normas contra a doença, foi decidido flexibilizar os horários para os residentes conversarem com familiares por telefone através de vídeos, mensagens e visita no portão, mantendo uma distância segura para a proteção dos nossos idosos”, finaliza.