Inclusão da terceira idade deve fazer parte da estratégia de diversidade e reconhecimento das empresas
No dia 01 de Outubro, é comemorado o Dia do Idoso. Vamos abordar a relação atual do idoso com o mercado de trabalho, num momento em que várias empresas estão optando pela contratação de pessoas mais experientes.
Para o Consultor, Escritor e Conferencista Eduardo Colamego, a presença do idoso na empresa é muito importante em diversas áreas.
“Hoje, vemos algumas empresas já buscando pessoas idosas para trabalharem, mas, no geral, parece algo raro”, afirma Eduardo, que também é especialista em liderança e desenvolvimento pessoal.
Acompanhe a entrevista.
Como você avalia essa questão?
“Hoje muitas empresas reclamam (na maioria de forma velada, outras de forma aberta) – sobre as exigências cada dia mais constantes das gerações mais jovens em viver de prazer e satisfação. As gerações mais jovens estão sendo moldadas e acostumadas a terem amplas opções de escolha e satisfação. Isso causa, em muitos pontos, distorções da realidade de tempo e esforço, por isso, vemos questões de enfermidade emocional se alastrarem nessas gerações.
Por outro lado, temos pessoas mais experientes (acima de 50) que estão ativas e são mais acostumadas com as questões de esforço, cobrança e tempo, onde sabem que o mérito vem com o tempo, através de trabalho bem feito e realizado de forma consistente.
Vejo ainda que, assim que a economia voltar a aquecer, não haverá jovens capacitados em quantidade suficiente para ocupar as vagas demandadas pelo mercado em vários segmentos, é aí mais uma vez que as empresas vão precisar recorrer aos mais velhos”.
Quais benefícios para as empresas em contratar pessoas mais experientes ou idosas?
“Destaco os principais sendo: experiência, maturidade na tomada de decisões e como as empresas hoje falam de diversidade, precisam pensar também em inclusão de pessoas idosas, pois elas sendo parte da empresa, precisam ser parte da estratégia de diversidade e reconhecimento”.
Como você vê as questões de aumento da expectativa de vida impactar o mercado?
“Existe algo bem claro acontecendo e poucas empresas se atentaram para isso, os tempos mudam e agora as pessoas estão vivendo cada vez mais e o que fazer em relação a essa realidade? Como aproveitar isso e quais cuidados tomar? Estima-se que o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos (acima de 60 anos) – esse número representa 13% da população do país. Estima-se que esse número pode dobrar de tamanho nas próximas décadas, de acordo com as estatísticas do IBGE (2018).
Em 2043, um quarto da população deverá ter mais de 60 anos, enquanto a proporção de jovens até 14 anos será de apenas 16,3%. Como citei anteriormente, isso tudo tem implicações econômicas e sociais, inúmeras vantagens e diversos desafios tanto para quem vende, contrata e busca produzir. Quem vende produtos e serviços precisa pensar sobre como se comunicar de forma eficaz com esse público, para quem, além de vender para esse público, escolher tê-los em sua força de trabalho, precisarão pensar em estratégias para atrair esse perfil e reter, isso é pra já”.
Eduardo Colamego
Consultor, escritor e conferencista, especialista em liderança e desenvolvimento pessoal