Dia do Nutricionista: 6 motivos para você procurar um profissional

As necessidades nutricionais de uma pessoa mudam com o passar dos anos ou até mesmo dos meses

Embora quase sempre sejamos associados a dietas para emagrecer, como algumas pessoas acreditam equivocadamente, nós profissionais especialistas em nutrição somos fonte de conhecimento confiável sobre alimentação e saúde, algo importantíssimo quando temos tantas informações conflitantes à disposição na internet.
Aproveitando a semana do Nutricionista, conheça algumas das principais situações em que vale a pena buscar a orientação de um nutricionista para ajudar você a alcançar seus objetivos e melhorar a sua saúde:

1. Seu corpo não está recebendo todos os nutrientes de que precisa
Você vive resfriado? Suas unhas estão quebradiças? Você não tem energia suficiente para dar conta de todos os seus compromissos? Tem queda de cabelo… Pois saiba que todos esses problemas podem estar relacionados a um déficit nutricional, o que significa que a oferta de nutrientes para o seu corpo não está sendo suficiente.
Cada um de nós tem rotina e necessidades nutricionais diferentes, e o nutricionista é a pessoa que pode nos ajudar a identificar onde está esse desequilíbrio e o que fazer para corrigi-lo.

2. Melhora na qualidade do sono: Quando nos alimentamos de forma correta, com os nutrientes necessários, o nosso organismo passa a funcionar adequadamente, beneficiando o nosso momento de descanso e tornando-o mais agradável e sadio, já que as funções do nosso corpo estão todas equilibradas.

3. Você quer ganhar peso ou massa muscular
Se emagrecer é difícil, ganhar peso não é muito diferente, não é à toa que tanta gente faz uma alimentação riquíssima em calorias, segue uma rotina de treinos puxada e, mesmo assim, não consegue ver seus músculos se desenvolvendo.
Nesse caso, o nutricionista é quem pode ajudar você a descobrir quais alimentos colocar no seu prato, as quantidades certas e os melhores horários para consumir cada refeição, seja antes ou depois do treino.
Além disso, esse profissional está preparado para orientar atletas, praticantes de atividade física e pessoas comuns sobre a suplementação, de modo que produtos como hipercalóricos, multivitamínicos, whey protein etc. possam ser utilizados de forma complementar à alimentação, proporcionando resultados satisfatórios e seguros.

4. Você descobriu uma restrição alimentar
Depois de muito investigar, você descobriu que tem doença celíaca, intolerância à lactose, alergia, vegetariano ou vegano ou outra condição que restrinja a sua alimentação? Pois esse é mais um momento em que procurar um nutricionista é fundamental para saber como conduzir a sua dieta.
Com o acompanhamento, você vai aprender novas formas de preparar suas refeições e receber orientações para que essa restrição não comprometa tanto a sua rotina e a sua vida social, além, é claro, de monitorar se os outros nutrientes estão sendo supridos de forma adequada.

5. Controlar doenças que são influenciadas pela alimentação
A comida pode ser uma grande vilã para pessoas com diabetes, hipertensão, câncer, obesidade, mas também pode se tornar a sua maior aliada quando existe uma orientação profissional. Nesses casos, o nutricionista pode elaborar um cardápio específico para as necessidades e preferências do paciente.

6. Garantir a saúde em todas as fases da vida
As necessidades nutricionais de uma pessoa se modificam com o passar dos anos ou até mesmo dos meses dependendo da fase da vida em que ela está. Nem sempre temos o conhecimento para identificá-las e supri-las, mas o nutricionista pode nos auxiliar nessa tarefa.
Na infância, por exemplo, ele pode contribuir tanto para que a alimentação atenda a todas as necessidades da criança quanto para o desenvolvimento de suas preferências alimentares. Na vida adulta, a orientação é fundamental não apenas para o controle do peso, mas também para que a dieta seja um fator de prevenção contra doenças que podem se desenvolver no futuro.
Para os idosos, esse acompanhamento pode identificar novas particularidades decorrentes do processo de envelhecimento, como uma necessidade maior de cálcio e ferro. Além disso, o nutricionista é fundamental para fazer a adaptação da dieta para pacientes que sofrem de doenças comuns na terceira idade, impactando diretamente em sua qualidade de vida.
Temos várias áreas de atuação do nutricionista além da clínica, como hospitalares, que vai cuidar tanto do paciente durante a internação como do restaurante do hospitalar, nutricionistas que cuidam dos restaurantes de empresas, nutricionistas que cuidam da área escolar, nutricionistas professores que irão capacitar mais profissionais, entre outras aéreas.
Busque o acompanhamento desse profissional sempre que você desejar. Sua alimentação é o pilar da sua saúde, independente da necessidade de emagrecer ou não.
“Obrigada por trabalhar a favor do nosso bem-estar. Parabéns a todos os Nutricionistas! Somos incríveis!”

Angelica Almeida
Nutricionista – CRN: 47203-
@_cafsaude_
@angelicaalmeidanutri

Rua Luiz Leflock, 599

38121894