Dia do Professor: a importância de um educador

Comemorado no dia 15 de outubro, o Dia do Professor vai muito além do que um simples feriado escolar; é o dia do profissional mais importante na formação de qualquer indivíduo, seja no âmbito educacional, como no âmbito moral.
Este sempre foi um dos principais objetivos da professora e aposentada Lair Mortari. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUCC), na disciplina de Geografia, a professora, de 66 anos, conta que sempre buscou mostrar aos seus alunos muito mais do que só a Geografia; ela buscou mostrar-lhes os valores para a vida.
“Eu sempre amei a Geografia e tudo que a envolve. Além disso, eu não nasci para ficar presa em escritórios, por isso, achei na sala de aula o meu ambiente ideal. Mas, escolhi esta profissão muito mais pela admiração que tenho pelos educadores e que sempre tive; eles fazem parte da vida do jovem. Eu admiro e parabenizo todos que ainda lutam nessa batalha”, afirma Lair.
Para a aposentada, é de grande pesar a situação do professor nos dias atuais, já que a sua desvalorização cresce com o tempo. Algo que Orlando Perucci Filho (55), formado em Administração de Empresas e

Orlando Perucci, 55 anos
FOTO: Rede social

Licenciatura Plena em Matemática, confirma.
“Infelizmente, é público e notório que a imagem do educador está bastante desgastada, mas, eu tenho fé em Deus que, um dia, aqueles que comandam nosso País possam olhar com mais carinho e consideração por esta profissão tão ilustre que é a do Professor”, pondera Orlando.
Mas, apesar de toda a desvalorização do ramo, o professor, que ainda atua na área, afirma amar o que faz. “Realmente, aprendemos muitas coisas, e a primeira é que para ser professor nos dias de hoje tem que ter muito amor naquilo que faz. Aprendi também que temos que ter muita paciência, tolerância, saber respeitar as diferenças e saber usar muito bem as palavras. Aprendi que não podemos perder nosso entusiasmo e acreditar sempre que dias melhores virão. Aprendi que dinheiro nenhum no mundo paga um abraço sincero de uma criança, e o reconhecimento de um bom trabalho realizado através do sucesso de quem um dia foi seu aluno”, diz.
E são questões como estas que tornam a profissão algo valoroso para quem atua dentro dela. Lair Mortari também afirma sentir o calor e o orgulho do abraço de uma criança, de ser considerada uma “segunda mãe” e, principalmente, de rever alunos cuja vida profissional se tornou bem sucedida. “É maravilhoso ouvir um ‘Oi professora!’, porque a gente percebe que foi parte da vida daquela pessoa, que ela se lembra de você e que, de alguma forma, o que você falou foi necessário para ela”, esclarece.
Mesmo com a desvalorização, o Dia do Professor ainda carrega uma importância muito maior do que se possa imaginar. É um dia a se refletir sobre a necessidade de todas aquelas pessoas que, por amor, se colocam à frente de uma sala de aula com intuito de fazer cada um dos ali presentes amar uma só coisa: a educação. “É um dia especial, é um dia para ser lembrado por todos, pois é o dia daquele que vai ajudar a escrever uma história de sucesso na vida de cada um, daquele que acredita numa vida melhor para si e para sua família”, conclui Orlando Perucci.