Dia Mundial de Combate à Tuberculose faz alerta para sintomas e tratamento

Vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A data de 24/03 foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

 

Sinais e sintomas mais frequentes

– Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;

– Cansaço excessivo e prostração;

– Febre baixa geralmente no período da tarde;

– Suor noturno;

– Falta de apetite;

– Emagrecimento acentuado;

– Rouquidão.

 

Prevenção e Tratamento

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

O tratamento da doença é feito mediante uso de medicações específicas, sendo fundamental o acompanhamento médico durante este período. Ao identificar os sintomas, o paciente deve se dirigir imediatamente a uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e relatar a condição de saúde suspeita.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis