Diástase no pós-parto: como tratar?

A principal complicação da diástase abdominal é o surgimento da dor na região lombar

Dra. Monique Paula Reis
Fisioterapeuta
Crefito 301329- F
FisioArte – 3872-7879

Durante o período gestacional, o corpo da mulher passa por diversas transformações. São muitas as mudanças físicas e, após o parto, não é fácil recuperar a forma antiga. Um dos problemas mais comuns nesta fase é a diástase.
A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo que, geralmente, acontece durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.
Esse afastamento pode chegar a 10 cm de distância e se deve a fraqueza do músculo abdominal, que fica muito esticado devido ao crescimento da barriga durante a gravidez. No entanto, a diástase também pode acontecer fora da gravidez, especialmente, em pessoas que levantam objetos muito pesados numa postura incorreta.
A principal complicação da diástase abdominal é o surgimento da dor na região lombar. Essa dor ocorre porque os músculos abdominais atuam como uma cinta natural que protege a coluna ao andar, sentar e fazer exercícios. Quando este músculo está muito fraco, a coluna fica sobrecarregada e há um maior risco de desenvolver hérnia de disco, por exemplo. Por isso, é importante realizar o tratamento, promovendo a união e o fortalecimento das fibras abdominais.
Infelizmente, alguns dos fatores de risco para diástase abdominal estão fora de qualquer controle. Entretanto, se os músculos abdominais forem fortes, menores as chances de desenvolver o problema, já que eles conseguem resistir melhor à separação.
De qualquer maneira, a melhor intervenção é a prevenção!
COMO TRATAR A DIÁSTASE PÓS-PARTO?
A diástase pós-parto pode ser fechada com ajuda especializada de um fisioterapeuta. O profissional indicará exercícios para corrigir o problema, tais como: exercícios de Pilates Clínico.
Os exercícios são de grande ajuda no tratamento, mas, devem ser realizados com supervisão do Fisioterapeuta porque mal executados podem causar um aumento na pressão intra-abdominal, piorando a diástase ou levar ao surgimento de uma hérnia.
Estes exercícios são mais indicados porque contraem os músculos do corpo, fortalecendo-os, sem que haja pressão excessiva.

Fisioterapia
O fisioterapeuta também, se julgar necessário, pode utilizar o equipamento FES (Estimulação Elétrica Funcional) que, através de uma corrente elétrica, excita o músculo, provocando sua contração. O paciente, então, faz a força juntamente com o estímulo do aparelho, aumentando a eficiência do fortalecimento muscular.
Entretanto, se o caso for grave, pode ser necessário recorrer à CIRURGIA.
A cirurgia fica como último recurso para correção abdominal, por ser um procedimento invasivo e que tem os riscos de um procedimento cirúrgico. Mas, apesar disso, é uma abordagem simples, que consiste em ‘costurar’ os músculos.
Como se pode ver, a diástase pós-parto é algo comum e que atinge muitas mulheres. Se você apresentar a condição, busque ajuda profissional para tratar o problema, principalmente, se a sua qualidade de vida for afetada.