Dicas de como aproveitar as festas de fim de ano sem colocar sua saúde em risco

Aproveitar o ano com responsabilidade e cuidando de nós mesmos vai tornar as festas ainda mais especiais

Fim de ano é época de confraternizações, Natal, réveillon, férias, muita comida e bebida! Mesmo quem é regrado o ano inteiro com a alimentação, não resiste à tentação e acaba se deixando levar pelas deliciosas refeições, sem sequer pensar nas consequências. E aí que mora o perigo.
Os abusos podem causar até quadros mais graves de descompensações metabólicas, com elevação das taxas de glicose, colesterol, triglicérides e ácido úrico, aumento da pressão arterial ou ainda arritmias cardíacas pelos excessos de refrigerante; formação de cálculos renais e acidentes com o uso excessivo de álcool. O excesso de açúcar e sal pode também precipitar quadros de labirintites e tonturas, causando edema e elevação da pressão arterial.
A dica é tentar o equilíbrio, não se privando do prazer de comer e beber, mas com bom senso.
Seja seletivo e criativo nos pratos
Quem não gosta de um salgado? Esse é o tipo de item que está sempre presente em festas. Opte pelos assados, como empanadas, pães de forno, esfihas, empadas, quiches, entre outros. Mesmo sendo calóricos, são mais saudáveis do que os salgados fritos, como coxinhas, quibes, croquetes, bolinhas de queijo, risoles, entre outros.
No caso de sanduíches, é possível preparar desde o de queijo mais simples, até optar por outros ingredientes, como alface, tomate, milho, cenoura picada, frango desfiado e queijo branco. Dê preferência ao pão integral, rico em fibras e com menos ingredientes possível. Evite usar molhos, maionese ou manteiga em excesso. Utilize outros ingredientes para realçar o sabor, como ervas e especiarias.
No dia da ceia, já comece o dia com refeições leves e saudáveis, não vá jacar já no café da manhã. No momento, dê uma volta na mesa antes de se servir e seja seletivo. Escolha poucos itens e coloque porções pequenas no prato. Se possível, tente equilibrar carboidratos com proteínas. Uma boa dica é começar com um farto prato de salada, que ocupará parte do estômago e induzirá maior saciedade. Além disso, coma devagar. Existe um lapso entre a entrada do alimento no estômago e a comunicação com o cérebro. Comendo lentamente, aumentamos a sinalização de saciedade e, por consequência, ingerimos menos comida. Tente consumir somente 1 porção da sobremesa.
Beba com responsabilidade
Bebida alcoólica nas festas de fim de ano é praticamente uma tradição, até mesmo para quem não tem costume de beber. Se você não resiste a um bom vinho, escolha os mais secos. Se for de cerveja, prefira as de baixas calorias ou até sem álcool. Em 350 ml de cerveja sem álcool, temos 80 calorias, enquanto que a alcoólica contém 150 calorias.
Mas, independentemente da sua opção, o álcool em excesso pode causar irritação da mucosa do estômago e esôfago, favorecendo gastrites e esofagites, úlceras e, eventualmente, sangramento digestivo. Além disso, pode acarretar hipoglicemia em razão do álcool diminuir as reservas de açúcar do fígado.
Uma alternativa é intercalar a bebida com água, já que o álcool favorece a desidratação do organismo por inibir o hormônio antidiurético, responsável por reter água no corpo. A cada lata ou taça, beba a mesma quantidade de água. No dia seguinte, se hidrate bem, consuma bastante frutas e vegetais, pois perdemos muitos minerais na desidratação.
Se você tem o hábito de comer cereais, legumes, frutas e verduras; consome água com frequência; e pratica atividade física regular, não se prive de comer alguns alimentos que não estão na sua rotina. Apenas use o bom senso e tenha moderação. Assim, você não fica na vontade e nem prejudica sua saúde.
Além das refeições, preze por uma boa noite de sono
Fim de ano não é tempo só para festar, devemos também descansar. Não deixe de dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para o seu corpo poder descansar e a sua mente não ficar pesada. É comum querer aproveitar ao máximo as festas, porém, é válido lembrar que ninguém possui um corpo de ferro e que ele precisa de descanso.
Esteja ciente que sua saúde está em dia
É extremamente importante saber se a saúde está em dia, tanto a sua, quanto a da sua família e amigos. Para isso, é recomendado fazer alguns exames de rotina e checagem, para ver se está 100% bem e aproveitar esse final de ano sem ter nenhum imprevisto.
Essas são dicas essenciais para sabermos aproveitar o fim de ano cuidando da nossa saúde. Afinal, aproveitar o ano com responsabilidade e cuidando de nós mesmos, vai tornar as festas ainda mais especiais.
Boas festas e até a próxima!

Angelica Almeida
Nutricionista – CRN: 47203-
(19) 98402-4490 – (19)3812-3352
@angelicaalmeidanutri
Clínica Climetra
Rua Expedicionários, 630 Centro