Dicas e cuidados com os pets no verão

Algumas raças necessitam de cuidados específicos para lidar com o calor excessivo

Nossos pets merecem cuidados especiais no verão. No entanto, filhotes, idosos e os cães braquicefálicos (de focinho

José Francisco da Costa
Veterinário
Colibri Animal Center
F. (19) 3812.5448/ 3872.4747
@colibrianimalcenter

“achatado”, como Pug, Shih Tzu, Buldogue, etc.) precisam de atenção especial, pois sofrem muito com o calor. Eles têm mais dificuldade para respirar, comprometendo a liberação de calor e podendo causar aumento da temperatura corporal que, se não controlada, pode acabar em desidratação, paradas respiratórias e dificuldade para perder calor. Sendo assim, fique atento a qualquer sinal de cansaço e respiração mais ofegante.

Passeios
Se seu pet gosta de passear, como os cachorros, é importante tomar alguns cuidados, pois seu amiguinho também sofre com o calor e com os raios do sol.
– Evite passear nos horários mais quentes do dia, principalmente, entre 10h e 16h. Programe os passeios para o começo da manhã ou fim da tarde, quando a temperatura está mais amena para vocês dois;
– Procure locais sombreados, com árvores e grama, para levar seu animal de estimação;
– Tome cuidado com a temperatura do asfalto, que pode queimar as patinhas;
– Hidrate seu animalzinho com frequência para evitar um dos problemas mais comuns desse período: a desidratação;
– Não exagere nos exercícios durante o passeio para não cansar seu amiguinho além da conta;
– Caso precise ir de carro até o lugar do passeio, não deixe seu pet sozinho no veículo nem por um minuto. A temperatura nesse ambiente sobe rapidamente, mesmo com as janelas abertas.

Alimentação e Hidratação do pet no calor
Durante os passeios ou dentro de casa, a hidratação frequente dos animaizinhos é essencial no verão. Alguns produtos interessantes para estimular seu pet a beber mais água são: potinhos de cerâmica com água gelada e bebedouros “fonte” espalhados pela casa e até mesmo bebedouros portáteis para levar em passeios.

Cuidado com os parasitas
As pulgas e carrapatos fazem a festa no verão. O aumento da umidade nesta época do ano ajuda a proliferar insetos e outros parasitas que podem incomodar o seu pet e causar doenças. Por isso, garanta que seu cão esteja adequadamente protegido contra pulgas e carrapatos (antipulgas e carrapaticidas). O uso de repelentes próprios para pets também é indicado para evitar picadas de mosquitos.