Dicas para realização da prova do Enem

Prova será aplicada nos próximos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro

Principal mecanismo de acesso ao ensino superior, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos próximos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro. A prova, composta por 180 questões objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, também propõe a elaboração de uma redação dissertativa.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Conversamos com o professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos, consultor educacional, que listou algumas dicas aos candidatos que prestarão o exame. Confira a seguir:

Na véspera da prova:
• Durma e descanse suficientemente;
• Resista à tentação de estudar no dia que antecede a prova, pois isso pode causar estresse e mais ansiedade;
• Cuide da alimentação, tendo equilíbrio. Não faça jejum e nem exagere, pois pode provocar mal-estar e sonolência;
• Separe as canetas de tinta preta, o documento oficial com foto;
• Verifique seu local de prova e já defina seu trajeto e meio de locomoção. Lembre-se: imprevistos acontecem: ônibus podem atrasar, o carro quebrar, não ter motorista por aplicativo disponível, além de outros infortúnios.

No dia da prova:
• Chegue com antecedência (os portões serão abertos às 12h, e fechados às 13h);
• Leve pelo menos 2 canetas de tinta preta, fabricadas em material transparente. Muitos candidatos ainda comparecem com a caneta de tinta azul, que não é aceita;
• Leve um documento oficial com foto. A partir desta edição, será aceito também documento digital;
• Inicie a prova pela área de conhecimento que você possui mais domínio e facilidade;
• Faça duas pausas durante o exame. Mesmo que você julgue não precisar, vá ao banheiro, lave o rosto, beba água. Ao retornar para a sala, você sentirá suas energias renovadas;
• Hidrate-se adequadamente: leve uma garrafinha em embalagem transparente;
• Alimentação: aposte em lanches leves, fáceis de manusear. Priorize barras de cereal, frutas com casca ou já picadas, sanduíches (dê preferência ao pão integral e a recheios leves), castanhas e nozes. No caso do chocolate, priorize os mais amargos, com maior quantidade de cacau e menos açúcar que os tradicionais. Refrigerantes e bebidas açucaradas (como sucos ou achocolatados) devem ser evitados, pois estimulam a fome. Bebidas alcoólicas são proibidas.
• Controle seu tempo de prova, reservando tempo suficiente – no mínimo 30 minutos – para preencher o Cartão-Resposta, também conhecido como “gabarito”.

Dicas para a Redação:
• No primeiro dia de prova, assim que for autorizado a abrir o caderno de questões, procure o tema de redação e leia-o com atenção. Isso aliviará sua ansiedade. Mas atenção: não aconselho que inicie a prova já pela redação; apenas veja o tema e pondere sobre o que argumentará no texto enquanto realiza as questões objetivas;
• O título não é obrigatório, não sendo considerado na correção;
• Faça antes seu rascunho, o que evitará rasuras no texto oficial;
• Problematize o tema: por que isso (o tema) é um problema? O que impede que ele seja resolvido? E, por fim, como resolver esse problema? Pensar nessas questões facilita a elaboração do texto;
• Na conclusão, lembre-se de apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Seja específico: o que será feito para resolver o problema? Quem irá fazer? Como fará? Quem garantirá seu cumprimento?
Ezequiel finaliza com a dica que considera mais valiosa: “Confie em você e em seu potencial. Você é capaz, dedicou-se, estudou e certamente obterá um bom resultado no Enem. Tem que acreditar!

Professor Ezequiel Augusto Viana dos Santos

 

Depoimento
“É a minha quarta vez fazendo o Enem, mas este ano eu tive a oportunidade de ter um preparo que não tive em outros anos.
Neste ano, eu tive a chance de me preparar desde o início do ano, através de cursinho online e YouTube, que tem diversos canais focados para o Enem.
Minhas expectativas são as melhores, me preparei durante o ano para ter o melhor resultado possível.
Sem dúvidas, uma dica para a prova é se preparar e manter a calma.
O Enem é uma prova importante. Através dela, milhares de pessoas têm a oportunidade de entrar em uma universidade, por isso, é imprescindível estar preparado e seguro para realizar a prova”.

Mateus Luiz da Cunha Silva
Estudante