Dicas para sair da rotina e praticar exercícios

Verão, expectativas, metas, início de ano, uma época em que as pessoas estão mais propícias a procurar pela prática de algum exercício físico. “No inverno, as pessoas acabam ficando mais em casa, comendo mais, tendo mais preguiça. Já no verão, tentam colocar em prática suas promessas feitas no fim do ano, tendo em mente começar o ano com o pé direito”, explica o Profissional de Educação Física Allan Richard.

Dicas para praticar
exercícios
– Sempre procurar um médico para saber se está com a saúde em dia, se está apto para praticar o exercício desejado e também analisar se tem alguma limitação.
– O uso de protetor solar é essencial por conta dos raios ultravioleta que podem causar queimaduras.
– A utilização do chapéu também é uma dica prática. O acessório pode ser usado em qualquer ocasião.
– Tomar muita água. A hidratação é muito importante.
– Procurar um profissional da área para instruir e acompanhar a prática da atividade física, evitando lesões.
– Não exagerar, não ultrapassar o seu limite dado para que não tenha déficit em nenhuma área.
– Combinar com uma alimentação saudável e balanceada.
– E o mais importante, descansar também.

A importância
do aquecimento
Antes e depois das atividades é necessário fazer um aquecimento ou alongamento específico para a modalidade de exercício que escolher, com o intuito de alongar, não provocar nenhum tipo de distensão ou problema muscular. Entre as opções para aliviar a tensão aeróbica, temos o Polichinelo e a Esteira, que previnem o surgimento de qualquer impacto no corpo.

Zumba
Um dos exemplos de exercícios que estão em alta é a Zumba, um treino aeróbico e dinâmico que estimula quem gosta de dançar, trazendo a sensação de bem-estar e queima de gordura ao mesmo tempo.
“A Zumba é bem interessante, pois, é difícil achar alguém que não goste de dançar; acaba sendo mais prático do que os treinamentos cotidianos por conta da facilidade”, explica Allan Richard, Instrutor de Dança.

Movimento nas
academias
“Na academia, o movimento no início do ano aumenta bastante. Em busca do famoso corpo de verão, as pessoas se empenham mais na busca de um exercício físico e na promoção de saúde e bem-estar. Procure a prática de exercícios regulares e a supervisão de um profissional da área”, finaliza o Instrutor.

Allan Richard França dos Santos
Profissional da Educação Física
Instrutor de Dança
CREF 149040-G/SP