Dieta vegetariana pode prevenir doenças crônicas, afirma nutricionista

Quando bem planejada, uma dieta vegetariana pode se tornar uma grande aliada contra problemas de saúde, principalmente, no tratamento e prevencão de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, além de auxiliar na perda ou manutenção do peso.
“Primeiro, é importante citar que existem várias vertentes do vegetarianismo. Há o ovo-lacto vegetarianismo, onde se consome ovos e laticínios; dentro dele, ainda há quem consuma apenas o ovo (ovo-vegetariano) ou apenas o leite (lacto vegetariano). Já as pessoas que se abstêm de toda e qualquer proteína animal são chamadas de vegetarianos estritos. O veganismo é uma classificação diferente, pois vai além de questões alimentares”, esclarece a nutricionista Priscila Almeida Menezello.
“A carne não é necessária para a manutenção da saúde. Ela é, sim, rica em proteínas e minerais, mas é possível substituí-la por alimentos fontes de proteínas vegetais”, afirma Priscila. “As únicas vitaminas que um cardápio vegetariano estrito não pode suprir são as vitaminas D e a B12, estas que podem ser supridas a partir da exposição adequada a luz solar e de suplementação, respectivamente”, continua.
Priscila ainda atenta para as principais fontes proteicas que podem substituir a carne na dieta. “As principais fontes são as leguminosas, como os feijões, lentilha e grão de bico, porém, todos os grupos alimentares beneficiam a saúde”.
Uma boa visão com relação à saúde é de suma importância para quem deseja aderir o vegetarianismo. “É interessante buscar boas combinações de alimentos e, no caso de dificuldades, recorra a um especialista da área de nutrição”, comenta.

Dicas de refeições
Como qualquer outra dieta, o vegetarianismo demanda grandes cuidados, especialmente por ser limitado o número de opções alimentares nas ruas. Em decorrência disto, a nutricionista acrescenta algumas dicas de lanches simples e nutritivos para consumir fora de casa, no trabalho ou escola.
“A fruta é sempre uma boa opção. Além disso, é importante que a pessoa tenha um consumo diário de nozes e castanhas, que é um lanche ótimo e prático. Se o indivíduo possuir uma marmita térmica, pode preparar um patê de grão de bico ou tofu para comer com uma bolacha de arroz, torrada ou um pão integral. Também pode consumir a granola com iogurte, se for adepto ao ovo-lacto vegetarianismo. No caso de vegetarianos estritos e veganos, já existem opções sem nenhum produto de origem animal, como o iogurte de coco ou castanha, que são vendidos no mercado comum”, finaliza.

Priscila Almeida Menezello
CRN 44883
Telefone: 99266 0384