Dietas não supervisionadas podem causar aumento no colesterol

Com tanta informação, as dietas se tornaram tópicos quase que principais de muitos meios de comunicação. Sem muita informação, muitas pessoas decidem começar a seguir, sem nenhum preparo e acompanhamento, dietas que podem causar danos a longo prazo para a saúde.
Lívia Almeida Santos, nutricionista, conta que “fazer esse tipo de dieta pode causar hipoglicemia, desmaios, aumento na pressão, entre outras complicações de saúde”.

Dietas mais comuns:
“Dentre as dietas mais comuns são as restritas em carboidrato (low carb), onde é retirado todo ou quase todo carboidrato da dieta; dieta da proteína, onde a pessoa ingere muita proteína; jejum intermitente, quando a pessoa fica muitas horas sem se alimentar”, diz a nutricionista.

Lívia A. Almeida Santos,
Nutricionista
CRN3: 24393
Cel.: (19) 99653 1799

Como essas dietas prejudicam o organismo?
“No início, pode até ter uma perda de peso, mas, em pouco tempo, o peso tende a estabilizar, pois, o organismo entende as dietas restritivas como um alerta e reduz o gasto calórico, fazendo com que a redução de peso não seja a mesma. Essas dietas restritivas podem aumentar o colesterol, causar desmaios, cálculos de cálcio, hipoglicemia e ainda causar o efeito sanfona, ganhando todo o peso perdido assim que parar a dieta.
A dica é não fazer exageros, não cortar carboidratos em exagero, não ficar muito tempo sem comer e também não comer em exagero. Procure um Nutricionista, que irá te orientar da melhor forma, e busque orientação para começar uma atividade física”, aconselha a especialista.

Conclusão
“Em geral, as dietas tendem a ter uma divulgação de que funcionam e que são ideais, por isso, cada vez que surge uma dieta nova, porém, sem o auxílio de um profissional específico, como o nutricionista, será difícil você identificar os riscos das dietas.
O ideal é realizar uma reeducação alimentar, onde você irá ter todos os alimentos que seu organismo precisa sem prejudicar a saúde”.