Com tanta informação, as dietas se tornaram tópicos quase que principais de muitos meios de comunicação. Sem muita informação, muitas pessoas decidem começar a seguir, sem nenhum preparo e acompanhamento, dietas que podem causar danos a longo prazo para a saúde.
Lívia Almeida Santos, nutricionista, conta que “fazer esse tipo de dieta pode causar hipoglicemia, desmaios, aumento na pressão, entre outras complicações de saúde”.
Dietas mais comuns:
“Dentre as dietas mais comuns são as restritas em carboidrato (low carb), onde é retirado todo ou quase todo carboidrato da dieta; dieta da proteína, onde a pessoa ingere muita proteína; jejum intermitente, quando a pessoa fica muitas horas sem se alimentar”, diz a nutricionista.
Como essas dietas prejudicam o organismo?
“No início, pode até ter uma perda de peso, mas, em pouco tempo, o peso tende a estabilizar, pois, o organismo entende as dietas restritivas como um alerta e reduz o gasto calórico, fazendo com que a redução de peso não seja a mesma. Essas dietas restritivas podem aumentar o colesterol, causar desmaios, cálculos de cálcio, hipoglicemia e ainda causar o efeito sanfona, ganhando todo o peso perdido assim que parar a dieta.
A dica é não fazer exageros, não cortar carboidratos em exagero, não ficar muito tempo sem comer e também não comer em exagero. Procure um Nutricionista, que irá te orientar da melhor forma, e busque orientação para começar uma atividade física”, aconselha a especialista.
Conclusão
“Em geral, as dietas tendem a ter uma divulgação de que funcionam e que são ideais, por isso, cada vez que surge uma dieta nova, porém, sem o auxílio de um profissional específico, como o nutricionista, será difícil você identificar os riscos das dietas.
O ideal é realizar uma reeducação alimentar, onde você irá ter todos os alimentos que seu organismo precisa sem prejudicar a saúde”.