Dificuldade na caminhada cristã

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores…” Lucas 9: 57-62

Assim nos diz o texto bíblico em Lucas 9.57-62 “E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-Me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu Te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
Jesus disse ainda: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me”.
Vamos pensar em algumas dificuldades que encontramos na caminhada cristã.
– UM PROBLEMA DENTRO DE VOCÊ
O sentimento será uma das primeiras dificuldades da pessoa que aceitou Jesus e quer sinceramente andar na presença de Deus. Quando você começa sentir tristeza ou angústia, e isso muitas vezes por causa da Palavra, há muitos que desistem. Não confie nos seus sentimentos. Confie em Jesus e na Sua Palavra.
Considere essa ordem das coisas para você crescer firme e forte na fé: Em primeiro lugar, o FATO – O fato é a Palavra de Deus – aquilo que está escrito e em que devemos colocar a nossa fé. O que Deus falou e que não pode ser alterado. Se Ele disse que se você crê Nele está salvo é porque é assim mesmo. Depois, a FÉ. A fé segue o fato. A seguir, O SENTIMENTO. Sentimentos de acordo com a Palavra de Deus surgem na medida em que você vive de acordo com a Palavra de Deus. Se seus sentimentos não correspondem, não se impressione: eles não podem comandar a nossa vida, mas devemos andar por fé na Palavra de Deus.
– A TENTAÇÃO
Satanás está sempre querendo que voltemos à prática de coisas antigas, ou que caiamos em algum pecado. Devemos resistir-lhe. Satanás tentou Jesus (Mateus 4.1-11), vai nos tentar também. A tentação em si não é o pecado. O pecado é cair na tentação. Por isso, Jesus nos ensinou a orar: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6.13). Portanto, procure forças no Senhor Jesus para resistir ao pecado. E, se cair, lembre-se que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. (Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.7,9).
– O ORGULHO
Uma vez que você passa a crer em Jesus é natural que cresça espiritualmente (antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2 Pedro 3.18). Algumas pessoas, quando alcançam certo crescimento, às vezes mais do que pessoas mais antigas na fé, caem porque dão lugar ao orgulho. Não deixe que o orgulho entre em sua vida, pensando que você já é um crente maduro, que já alcançou mais do que outros. Mesmo que tenha alcançado não se orgulhe. Esse pecado tem levado muitos à ruína.
– OS SOFRIMENTOS
Quando você aceitou Jesus, tudo era alegria. Mas, os sofrimentos vêm. Nessas ocasiões, satanás cochichará em seus ouvidos, falando mentiras, para que se o seu sentimento não está bom, você volte atrás. Em algumas pessoas, ele coloca em dúvida a fé, e há até os que acham que não são realmente salvos, que não foram aceitos por Deus. Não dê ouvidos. Você precisa viver pela fé e não pelo sentimento (Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5.17).
Permita Deus ajudá-lo na caminhada da vida cristã.
Deus te abençoe grandemente.