Escolas atualmente têm encaminhado crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais para um psicólogo, mas, muitos pais, às vezes, não procuram este profissional por não entenderem a necessidade da criança, ou mesmo, não compreenderem de fato como o psicólogo atua com questões voltadas para a escola.
Neste texto, abordaremos como este profissional pode ajudar as crianças e adolescentes com dificuldades acadêmicas e comportamentais e ainda como é o trabalho do psicólogo frente a professores e coordenadores.
O psicólogo infantil trabalha com diversas queixas, dentre elas, queixas decorrentes a questões escolares. Em um primeiro momento, ao receber esta criança na clínica, o psicólogo atenderá os pais, e procurará entender melhor as questões apresentadas pela escola, ou seja, quais são as dificuldades daquela criança? Após, é feita uma entrevista de anamnese, onde outros dados do desenvolvimento infantil são esclarecidos.
Depois deste trabalho, o psicólogo entrará em contato com a escola para agendar uma sessão com professores e coordenadores que trabalham com a criança em questão, com o objetivo de entender com estes também o motivo do encaminhamento, bem como, observar a criança no seu ambiente escolar.
É importante que as queixas sejam diferenciadas em questões comportamentais e questões de desempenho acadêmico, ambas dificuldades que encontramos em um contexto escolar.
É papel do psicólogo na escola entender se aquela criança tem problemas apenas de comportamento, como não seguir regras, não respeitar os demais, ser agressivo, ou se estas queixas descrevem algum quadro de uma dificuldade cognitiva, como, por exemplo, o déficit de atenção e hiperatividade, a dislexia, entre outras dificuldades da aprendizagem que possuem uma causa também biológica.
Em ambos os casos, a intervenção do psicólogo deve partir das queixas principais trazidas pela escola. Geralmente, questões comportamentais afetam diretamente em dificuldades acadêmicas, mas isto não significa que uma criança que tem mal comportamento tenha problemas de aprendizagem.
Sendo assim, primeiramente o profissional de psicologia precisa organizar suas intervenções juntamente com a escola, alinhando seu trabalho com professores, coordenadores, e com a família da criança, para que todos sejam orientados da mesma forma e lidem igualmente com as dificuldades e problemas comportamentais.
Além de contribuir para a melhoria das relações entre os professores e alunos, a presença do psicólogo na escola tem que ser efetiva para a identificação das dificuldades tanto de educadores quanto dos alunos, para que, a partir delas, ele possa criar estratégias para a superação das mesmas.
O psicólogo deverá fazer intermediação entre a criança e seus professores e coordenadores, dando orientações necessárias e auxiliando a criança com as dificuldades apresentadas. Estas orientações podem acontecer na clínica, ou mesmo dentro da própria escola.
Se tratando de problemas de aprendizagem, se necessário, o psicólogo realiza um encaminhamento para outros profissionais, como um neuropediatra, por exemplo, onde o mesmo avaliará o quadro da criança e se é necessária uma intervenção medicamentosa. O trabalho do neuropediatra deve ser conjunto ao trabalho do psicólogo.
Por fim, é importante ressaltar que também é realizado um trabalho com os pais e cuidadores daquela criança, a fim de realizar mudanças na rotina e demais questões necessárias, que variam de cada caso.
É essencial que as crianças recebam apoio dos pais, pois com suporte emocional desenvolvem base sólida e senso de competência que as levam a uma autoestima satisfatória, afetando positivamente o desempenho acadêmico.
A família, em especial os pais, precisa assumir sua parcela de responsabilidade, assim como a escola. Ninguém mais que a criança é prejudicada pelas dificuldades de aprendizagem, e a culpa não é dela. Por isto, todos os adultos que lidam com aquela criança devem apoiá-la e estarem presentes diante das dificuldades.
Por fim, concluímos que o psicólogo não somente é capaz de lidar adequadamente com as dificuldades apresentadas pela criança, como também precisa auxiliar os professores, pedagogos e a família,
esclarecendo quais as características, funções, causas e possíveis consequências da determinada dificuldade na vida da criança. Provavelmente, quando essa equipe se dedicar em promover condições para a superação das dificuldades, haverá uma possibilidade maior de que a criança não terá seu futuro marcado pelas dificuldades escolares.