Dignidade

A dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos, criando uma reputação moral favorável ao indivíduo, respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.

Havia em Israel um camponês, um homem simples, cujo nome era Nabote, pobre mais fiel ao Senhor que tinha uma vinha herança de seus pais, por ele cuidada com muito carinho junto aos muros do palácio do rei Acabe, um homem ganancioso que não se contentava com aquilo que tinha, desejando possuir a bem cuidada e bonita vinha de Nabote.

Foi, então, até aquele humilde homem e propôs-lhe comprar ou trocar a sua vinha por algo melhor, porém, Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança dos meus pais, cf. I Reis 21:3. Essa resposta entristeceu o coração do rei porque um pobretão, como Nabote, não cedeu a sua ganância. Chegando em casa, relata o ocorrido a sua esposa, a rainha Jezabel, uma mulher sedutora e determinada que nada e ninguém ficava diante dela, pois, com o poder que tinha, mandava em sua casa e na nação, não permitindo que nada impedisse suas realizações. Ao tomar conhecimento do fato, Jezabel, sua mulher, lhe disse: eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita, cf. I Reis 21:7.

Profunda conhecedora da lei de Israel, arquitetou um plano maligno para tomar a vinha de Nabote e, com o carimbo real, escreveu cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde a Nabote acima do povo. E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei: e trazei-o fora, e apedrejai-o, para que morra, cf. I Reis 21:9,10.

Digo-te que Deus tem lhe dado uma vida privilegiada, falado face a face e se relacionado contigo, dado revelações que têm incomodado a muitos, chegando ao ponto de alguém, movido por inveja, querer roubar a tua vinha, o que Ele lhe deu, e todas as bênçãos que Ele tem derramado na sua vida por não suportar lhe ver, chegando ao ponto de questionar por que ele? Por que ela?

Seja fiel, defende-a com garra, força e segurança em Deus porque ela é preciosa. O Senhor investiu na tua vida porque sabe dos frutos que viriam dela. Ganância é querer aquilo que Deus não quer pra você. Não permita que os Acabes e Jezabéis da vida, que não respeitam autoridade e muito menos temem a Deus, comprem ou troquem a tua vinha.

Se estais passando por um momento como passou Nabote e estais sendo apedrejado por não vender e nem trocar a sua vinha por ser preciosa para ti, sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo, cf. II Timóteo 2:3. Ainda que te apedrejem, puxem o teu tapete, descanse, pois, há alguém que guerreia por ti, dobre os teus joelhos, fale com Deus porque Ele peleja pelo fraco, pois a oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos, cf. Tiago 5:16.

As pessoas pensam que podem com Deus, que podem humilhar o fraco e o pobre e sair por cima, mas, Deus é longânimo, misericordioso e se a Sua justiça não acontece de imediato ela pode tardar, mas, vem. Aquele que zomba do servo do Senhor, rouba a vinha do pobre e dos fracos, não foge das mãos de Deus e a semelhança de Acabe e Jezabel, que morreram tragicamente, um dia, a justiça de Deus os alcançará. Busca-los-ás, mas, não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada os que guerrearem contigo.

Porque Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que Eu te ajudo, cf. Isaías 41:12,13.

Pastor João Rodrigues,
Assembléia de Deus – Catedral da Fonte
Cultos: 4ª e 6ª, às 19h30; domingo, às 9h e às 19h