Diretora Janete Bueno relembra época do ensino técnico na escola ‘Comércio’

A história da Escola Técnica do Comércio Municipal de Cosmópolis começou em 18 de Outubro de 1955, com iniciativa do Prefeito da época, que, de acordo com a história, foi Francisco Fontinha do Nascimento, e que promulgou a lei e tratou das adaptações necessárias para o funcionamento do prédio que funcionava na Rua Campos Sales, ao lado da Prefeitura. Contudo, foi somente em 5 de abril de 1962 que a escola recebeu autorização para iniciar as suas atividades e contava apenas com uma 1ª série ginasial e uma série do curso de Técnico de Contabilidade.
Foi no início de 1970 que abriu o curso de Magistério e mudou-se o nome para Colégio Municipal de Cosmópolis. Mesmo assim, a escola ‘Comércio’ nunca mais perdeu seu título inicial.

Direção da escola
por uma vida inteira
Janete Aparecida Bueno é natural de Campinas, contudo, veio para Cosmópolis no início de sua vida e morou nas Colônias da Usina Ester por 26 anos. Em seus relatos, a profissional da educação, que dedicou sua vida na rede de ensino, diz que, desde criança amava brincar de ‘escolinha’, no paiol do milho, com uma lousinha velha e sapatos de salto, imitando o que sonhava ser: uma professora!
Os anos se passaram e Janete realizou o sonho após seis anos de estudo em Pedagogia, alcançando, então, o marco de se tornar a 5ª diretora da escola, hoje denominada ‘Dr. Moacir do Amaral’.
Quase 40 anos à frente da escola, Janete já teve períodos com 1.700 alunos divididos em 3 turnos, organizando aos poucos um prédio que, com o passar dos anos, passou a ter biblioteca, laboratório de informática e, aproximadamente, 21 salas. Contudo, a triste notícia da mudança do prédio chegou no fim de 2011. “Ficamos muito abalados e tristes. Vimos um trabalho de formiguinha, em um prédio que inicialmente não tinha nem quadra coberta, laboratórios, e que graças aos pais e a APM conseguimos levantar, ficar para trás, para novas adaptações”.

O Ensino Técnico
Muitos Cosmopolenses se formaram nos cursos técnicos da escola ‘Comércio’. Entre eles está Erandi Lucas de Brito, que concluiu o curso de Administração no ano de 1999 e, hoje, é empresário. “Estava concluindo o 2º grau e, quando nos formávamos, a formatura do técnico era junto, caminhava junto essa conclusão. Acredito que minha turma foi uma das últimas a se formar e só tenho boas recordações, foi um tempo muito bom.
Foram anos de ouro para mim que, com certeza, contribuíram para minha carreira profissional e para minha formação pessoal também. Conheci pessoas que admiro até hoje, como a professora Ângela, professor Rossi, seu Rubens, diretora Janete…
Me lembro que eu já trabalhava em uma empresa e, depois deste curso, fui promovido e lá fiquei muitos anos. Dá muita saudade relembrar das pessoas, da época, e eu sinto muito, muito mesmo, por essa escola ‘ter acabado’ de certa forma”.
Brito ainda relembrou a concorrência para matrícula. “Entrar no ‘Comércio’ era concorrido, existia um minivestibular, vinham alunos de outras cidades para tentar a vaga. Era um sonho estudar na escola ‘Comércio’, por isso, sinto tanto em ter acabado tudo isso, mas, vou levar o que foi muito bom e importante para mim para sempre”.

Duração
Os cursos funcionaram por longos anos, mas, infelizmente, tiveram fim no ano de 2000. A diretora Janete, em meio aos arquivos, relembrou as épocas:
“Tivemos o curso de Gerenciamento que começou no primeiro semestre de 2004.
Tivemos 1º grau que começou em 1994 e foi até os anos 2000.
Ensino Fundamental de 1ª a 5ª série a partir de 2005 até 2010.
Tivemos Supletivo em 1982 até 1990.
Tivemos Contabilidade, que iniciou em 1962 e foi até 1999.
E tivemos a Administração, de 1987 até 1999…
Até chegarmos ao Ensino Básico, que é o que somos hoje!”.

Atualmente
Hoje em dia, a EMEB “Dr. Moacir do Amaral” fica localizada na Rua XV de Novembro, nº 101. Apesar das instalações serem mais modestas em relação ao prédio, que hoje é extensão da Prefeitura, a instituição de ensino conta com um laboratório de informática, biblioteca, quadra não coberta, refeitório, pátio, jardim, horta e cinco salas de aulas para alunos do 1º ao 5º ano.

30

Erandi Lucas de Brito

Janete Aparecida Bueno relembra sua trajetória e a dedicação de uma vida toda para a Escola ‘Comércio’