Dirigir cansado e com sono pode causar acidentes em rodovias

Um estudo realizado recentemente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) constatou que dirigir com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado, sendo que até 50% dos acidentes em rodovias acontecem porque o motorista dorme ao volante.
Com a mudança para o horário de verão, algumas pessoas têm mais dificuldades para se adaptar, pois, acabam tendo que acordar mais cedo do que o comum, perdendo mais algumas horas de sono. E fazer trajetos longos e cansados em veículos pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.
Além do cansaço que o horário de verão traz, o diretor de Trânsito de Cosmópolis, Gerson J. da Silva, explica que dirigir cansado à noite em pista reta pode ser muito pior. “A maioria dos acidentes acontece em linhas retas, com pista em bom estado e sinalização boa. O problema maior é que as pessoas insistem em viagens longas cansadas”.

Gerson J. Da Silva Diretor de Trânsito de Cosmópolis

A sonolência é uma condição que muitos motoristas não conseguem reconhecer e, em geral, as pessoas acreditam que sempre é possível percorrer mais alguns quilômetros.
Para Jorge, dentro da cidade, a locomoção, por ser curta, não afeta tanto. “Pode acontecer dentro das cidades, mas, não é comum”.
O diretor de trânsito explica que, os pequenos movimentos dentro do carro, ajudam o motorista a despertar. “Mexer nas marchas, ouvir música, ouvir o barulho do veículo, fazer curvas, isso faz com que ajude a despertar durante o trajeto”.
Dirigir nessa condição é classificado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) como “Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”, podendo gerar uma multa de R$ 88,38.

Dicas para minimizar
o cansaço
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) destaca algumas dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:
– Faça alongamentos quando for enfrentar trajetos longos ou congestionados.
– Mantenha uma boa postura e respire, pois, ficar na mesma posição pode levar a dores de cabeça, nas costas e pescoço e ardência nos olhos, causando irritabilidade e reações inesperadas.
– A cada uma ou duas horas, faça paradas e também beba água. Quando você faz uma pausa, a tendência é relaxar.
– Ligue sempre o ar-condicionado em viagens longas para garantir o seu conforto. Procure manter um ambiente agradável no carro, evite discussões, que geram mais estresse e podem desviar sua atenção.
– Ouvir música pode ajudar a relaxar, mas, tome cuidado com o volume que pode distraí-lo ao longo do trajeto.
– Também evite manusear equipamentos, como CDs ou pendrives, que podem tomar sua atenção. Antes de sair, já coloque o pendrive para não se distrair.
– Alimentar-se e dormir bem e praticar esportes são hábitos que colaboram para evitar o cansaço e o estresse.

Atenção
O Diretor de Trânsito de Cosmópolis, Gerson Jorge, finaliza esclarecendo que tomar medicamentos não ajuda a despertar, o melhor para se fazer no momento do sono é estacionar o veículo em local seguro e descansar, para voltar ao trajeto.